Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8697
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
td_2413.pdf | 2.4 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open | |
td_2413_sumex.pdf | 129.7 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Title: | Avaliando o impacto do Programa Banda Larga nas Escolas sobre a qualidade educacional |
Other Titles: | Texto para Discussão (TD) 2413 : Avaliando o impacto do Programa Banda Larga nas Escolas sobre a qualidade educacional |
Authors: | Lima, Alex Felipe Rodrigues Lima, Helena Karla Barbosa de Sachsida, Adolfo |
Abstract: | Este trabalho tem por objetivo avaliar o impacto do Programa Banda Larga nas Escolas (PBLE) sobre a qualidade educacional das escolas. Para tanto, foram utilizados dois indicadores: o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e a média por escola no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Adotando os métodos de diferenças em diferenças (DiD) e de dados em painel, com e sem pareamento, foi possível demonstrar que: i) com dados do Ideb referentes aos anos iniciais do ensino fundamental, o impacto do programa nas escolas foi negativo; e ii) em relação aos anos finais do ensino fundamental, ocorreram melhorias nas escolas do Sudeste e do Centro-Oeste. Além disso, os dados do Enem confirmaram que as escolas da região Sudeste apresentaram melhoria na prova de matemática (MT), com incremento significativo variando entre 3% e 4% no desempenho, mas pioraram os resultados das provas de linguagens e códigos (LC). Para a região Nordeste, o programa teve efeitos positivos na prova de ciências naturais (CN), mas negativos na prova de MT |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. |
metadata.dc.type: | Texto para Discussão (TD) |
Appears in Collections: | Educação: Livros Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento: Livros |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.