Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8697
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2413.pdf2.4 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2413_sumex.pdf129.7 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Avaliando o impacto do Programa Banda Larga nas Escolas sobre a qualidade educacional
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2413 : Avaliando o impacto do Programa Banda Larga nas Escolas sobre a qualidade educacional
Authors: Lima, Alex Felipe Rodrigues
Lima, Helena Karla Barbosa de
Sachsida, Adolfo
Abstract: Este trabalho tem por objetivo avaliar o impacto do Programa Banda Larga nas Escolas (PBLE) sobre a qualidade educacional das escolas. Para tanto, foram utilizados dois indicadores: o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e a média por escola no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Adotando os métodos de diferenças em diferenças (DiD) e de dados em painel, com e sem pareamento, foi possível demonstrar que: i) com dados do Ideb referentes aos anos iniciais do ensino fundamental, o impacto do programa nas escolas foi negativo; e ii) em relação aos anos finais do ensino fundamental, ocorreram melhorias nas escolas do Sudeste e do Centro-Oeste. Além disso, os dados do Enem confirmaram que as escolas da região Sudeste apresentaram melhoria na prova de matemática (MT), com incremento significativo variando entre 3% e 4% no desempenho, mas pioraram os resultados das provas de linguagens e códigos (LC). Para a região Nordeste, o programa teve efeitos positivos na prova de ciências naturais (CN), mas negativos na prova de MT
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Educação: Livros
Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.