Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8760
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fragmentação internacional.pdf300.52 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Fragmentação internacional da produção e cadeias globais de valor
Authors: Carneiro, Flavio Lyrio
Abstract: A fragmentação da produção – dispersão das variadas etapas envolvidas na produção de determinado bem em diferentes países, a cargo de diversas empresas – vem fazendo com que a fabricação de diversos bens seja realizada em cadeias globais de valor (CGVs), com diferentes padrões de estruturação geográfica e governança, que têm em comum o fato de que insumos, partes, peças e serviços – ou seja, cada etapa ou tarefa envolvida na produção de um bem final – serão realizados onde quer que estejam disponíveis os materiais e as habilidades necessários para sua realização, a preço e qualidade competitivos. Este fenômeno já começa a refletir-se em diversas agendas de pesquisa e vem alterando a maneira como as estatísticas de comércio exterior são compiladas e utilizadas, com iniciativas no sentido de produzir dados de comércio por valor agregado (VA), uma vez que a utilização de dados brutos de exportações e importações superestima o valor total do comércio e as exportações dos países produtores de bens finais. Por sua vez, este processo tem alterado de maneira radical o equilíbrio da economia política da política comercial nos países que deste participam, ao tornar as políticas comerciais de cada país cada vez mais interdependentes, reduzindo o incentivo à adoção de políticas protecionistas e ampliando a demanda por aprofundamento da integração comercial. A fragmentação internacional da produção tem se revelado ainda oportunidade de desenvolvimento, embora existam riscos envolvidos, o que ressalta a importância das políticas públicas para que estratégia de associação às CGVs se traduza em reais benefícios para um país. Diante desse contexto, o objetivo deste capítulo é examinar a literatura existente sobre o tema, de maneira a sistematizar os principais conceitos envolvidos nessa discussão e apresentar algumas das principais agendas de pesquisa que emergem da análise desse fenômeno.
metadata.dc.relation.references: Capítulo publicado em: Cadeias globais de valor, políticas públicas e desenvolvimento / organizadores: Ivan Tiago Machado Oliveira, Flávio Lyrio Carneiro, Edison Benedito da Silva Filho. – Brasília : Ipea, 2017.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Comércio Internacional: Capítulos de Livros
Indústria: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.