Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8763
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A Participação dos serviços.pdf2.17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: A Participação dos serviços nas cadeias globais de valor selecionadas
Authors: Curzel, Rosana
Abstract: O objetivo principal deste trabalho foi analisar o recente banco de dados do comércio internacional desenvolvido conjuntamente pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), pela Organização Mundial do Comércio (OMC) e pela United Nations Conference on Trade and Development (Unctad), o qual levou em consideração a ótica do valor adicionado (VA), diferentemente de outras bases que consideram os dados brutos. A partir do foco inicial da cadeia de serviços, verificou-se que estes estão fortemente presentes na cadeia automotiva, seguida da de produtos de madeira, papel e edição, bem como da cadeia de alimentos, bebidas e tabaco. Assim, o trabalho consiste na apresentação dos principais indicadores de fragmentação da produção dessas três cadeias, como conteúdo doméstico nas exportações, valor adicionado de serviços nas exportações, participação do valor adicionado doméstico incorporado na demanda final externa mundial, participação na cadeia global de valor, número de estágios na produção e indicador de distância à demanda final.
metadata.dc.relation.references: Capítulo publicado em: Cadeias globais de valor, políticas públicas e desenvolvimento / organizadores: Ivan Tiago Machado Oliveira, Flávio Lyrio Carneiro, Edison Benedito da Silva Filho. – Brasília : Ipea, 2017.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Comércio Internacional: Capítulos de Livros
Indústria: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.