Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8772
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O Que mostram.pdf231.35 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: O Que mostram as demonstrações? : balanços e resultados dos bancos centrais
Authors: Silva, Antonio Carlos Macedo e
Abstract: Este texto tem como principal objeto as demonstrações financeiras dos bancos centrais. O ponto de partida é o seu balanço patrimonial, que revela relações estreitas e às vezes perigosas com os tesouros nacionais e com as instituições financeiras. O balanço revela não apenas os instrumentos de política monetária empregados, mas também a posição estrutural de liquidez da autoridade monetária em relação ao sistema financeiro. Isto é, como credora – caso em que ordinariamente subministra liquidez, de forma a fazer valer a meta da taxa de juros; ou devedora – quando, com o mesmo objetivo, sistematicamente absorve liquidez, como no caso do Brasil e de muitos outros países em desenvolvimento. Dos estoques, passa-se para os fluxos, analisando-se os resultados financeiros da instituição, e mostra-se que estes resultados dependem crucialmente da institucionalidade, incluindo-se as regras contábeis.
metadata.dc.relation.references: Capítulo publicado em: Características estruturais do sistema financeiro brasileiro : um registro da reflexão do Ipea no biênio 2014-2015, volume 1 / organizador: Claudio Hamilton Matos dos Santos. – Brasília : Ipea, 2017.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Capítulos de Livros
Sistema Monetário. Finanças. Bancos: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.