Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8787
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Duas décadas de pesquisa.pdf650.31 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Duas décadas de pesquisa sobre inovações em serviços : qual o lugar dos serviços públicos?
Authors: Djellal, Faridah
Gallouj, Faiz
Miles, Ian
Abstract: O capítulo mostra que os estudos sobre inovação cresceram rapidamente como uma área de pesquisa no último quarto do século XX, como discutido exaustivamente por autores como Fagerberg (2004) e Godin (2010). Vários manuais buscaram fornecer visões gerais do campo - por exemplo, Rothwell e Dodgson (1994) e Fagerberg et al. (2004) -, e há várias revisões de tópicos especializados, tais como economia, sociologia e medidores da inovação, assim como vastos contextos de trabalho sobre gestão e política de inovação. Foi observado, muitas vezes, que a pesquisa foi dominada por um foco na indústria de manufatura e, em especial, em indústrias mais ligadas à alta tecnologia, tais como a aeroespacial, a automotiva e a farmacêutica. A inovação em serviços foi negligenciada por longo tempo, mas, nos primeiros anos deste século, ficou claro que a questão havia atingido o ponto máximo de sua validade (Miles, 2000), até o ponto em que o Manual sobre Inovação e Serviços foi publicado, em 2010 (Gallouj e Djellal, 2010).
metadata.dc.relation.references: Capítulo publicado em: Inovação no setor público : teoria, tendências e casos no Brasil / organizadores: Pedro Cavalcante ... [et al.]. – Brasília : Enap : Ipea, 2017.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Capítulos de Livros
Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.