Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8809
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O Financiamento.pdf329.72 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: O Financiamento público da produção agroecológica e orgânica no Brasil : inovação institucional, obstáculos e desafios
Authors: Aquino, Joacir Rufino de
Gazolla, Marcio
Schneider, Sergio
Abstract: Neste capítulo será traçado um breve perfil histórico da política de crédito rural brasileira, procurando identificar as novas linhas de crédito criadas para apoiar a agricultura sustentável no país, bem como analisar os avanços, os limites e os principais desafios dessas ações. Busca-se demonstrar, no transcorrer da discussão, que as chamadas "linhas de crédito verde" representam uma inovação institucional importante, mas que ainda ocupam um lugar de pouco destaque em nossa política agrícola que, no geral, mantém uma orientação de cunho produtivista patrocinando o elevado uso de insumos externos, muitos dos quais de origem agroquímica. Além disso, argumenta-se que os instrumentos que foram criados, apesar de relevantes, apresentam um baixo desempenho operacional devido a problemas no seu desenho normativo e a persistência de entraves relacionados à sua operacionalização em nível municipal.
metadata.dc.relation.references: Capítulo publicado em: A política nacional de agroecologia e produção orgânica no Brasil : uma trajetória de luta pelo desenvolvimento rural sustentável / organizadores: Regina Helena Rosa Sambuichi ... [et al.]. – Brasília : Ipea, 2017.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Agricultura, Pecuária e Pesca: Capítulos de Livros
Meio Ambiente. Recursos Naturais: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.