Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8835
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Delisle, Jason | - |
dc.contributor.author | Bernasconi, Andrés | - |
dc.coverage.spatial | Chile | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-12-21T13:39:48Z | - |
dc.date.available | 2018-12-21T13:39:48Z | - |
dc.date.issued | 2018-12 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8835 | - |
dc.description.abstract | O Chile pode estar buscando o ideal do ensino superior gratuito, mas até agora o efeito prático tem sido limitado e repleto de consequências indesejáveis. Em vez de propiciar ensino superior universalmente gratuito, a nova política substitui um sistema de financiamento compartilhado (via mensalidades) aliado a ajuda financeira focalizada (via bolsas e empréstimos subsidiados) por um sistema de financiamento estudantil menos focalizado e mais dependente de recursos públicos. O benefício incremental para estudantes de baixa renda que antes recebiam bolsas de estudo e empréstimos altamente subsidiados é indiscutivelmente pequeno, e os estudantes de renda mais alta continuarão pagando mensalidades. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Lições da transição do Chile para a gratuidade no ensino superior | pt_BR |
dc.title.alternative | Lessons from Chile’s transition to free college | pt_BR |
dc.type | Radar - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 17-20 | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Tipos de Educação::Ensino Gratuito | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Financiamento da Educação | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Política Educacional::Política Educacional | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino Superior | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gratuidade do ensino superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política de financiamento | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Radar : tecnologia, produção e comércio exterior : n. 58, 50 p., dez. 2018. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Padrão Ipea | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Radar_n58_lições_da_transição.pdf | 55.49 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.