Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8836
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Radar_n58_lições.pdf | 146.09 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Lições do fim do ensino superior gratuito na Inglaterra |
Other Titles: | The end of free college in England |
Authors: | Murphy, Richard Scott-Clayton, Judith Wyness, Gillian |
Abstract: | O artigo conclui que a experiência da Inglaterra, desde as reformas de 1998, ilustra claramente os riscos de um sistema de ensino superior totalmente gratuito: i) financiamento público insuficiente leva ao declínio da qualidade e a uma baixa capacidade de ampliação de vagas; e ii) ensino gratuito para todos significa menos dinheiro para ajudar os alunos mais necessitados com as tantas outras despesas em que incorrem. No entanto, a experiência inglesa sugere que manter a gratuidade para todos não é o único caminho para aumentar a quantidade, a qualidade e a equidade no ensino superior. Pelo contrário, gratuidade irrestrita pode, às vezes, trabalhar contra esses objetivos. |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. |
metadata.dc.type: | Radar - Artigos |
Appears in Collections: | Educação: Artigos |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.