Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8964
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
td_2443.pdf | 2.71 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open | |
td_2443_sumex.pdf | 129.9 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Title: | Alcances, limites e antinomias de métodos e técnicas em cenários prospectivos |
Other Titles: | Texto para Discussão (TD) 2443 : Alcances, limites e antinomias de métodos e técnicas em cenários prospectivos |
Authors: | Soares, Samuel Alves Florêncio, Jéssica Girão Assis, Jonathan de Araujo de Digolin, Kimberly Gontijo, Raquel Canesin, Ronaldo Montesano |
Abstract: | O objetivo central deste texto para discussão (TD) é apresentar um levantamento bibliográfico acerca de métodos e técnicas de prospectiva, com o propósito de atualizar o debate e colocar em evidência as abordagens mais contemporâneas da área. Ao cuidar de revisitar os métodos e as técnicas, notou-se a pertinência de uma breve incursão nos aspectos epistemológicos dos estudos prospectivos. É possível constatar que os estudos prospectivos tendem bem mais para um pragmatismo, descurando, em boa medida, de um rigor epistemológico. Considera-se que a área se caracteriza por uma frouxidão epistemológica, o que lhe subtrai reconhecimento e legitimação acadêmica e científica. Por sua vez, é possível constatar um nítido revival da prospectiva, com novos centros e em várias partes do mundo, em clara demonstração de que os estudos de futuro são fundamentais para embasar processos de tomada de decisão e, mais ainda, para conclamar e buscar convergir desejos de mudanças. |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. |
metadata.dc.type: | Texto para Discussão (TD) |
Appears in Collections: | Ciência. Pesquisa. Metodologia. Análise Estatística: Livros |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.