Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8964
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2443.pdf2.71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2443_sumex.pdf129.9 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Alcances, limites e antinomias de métodos e técnicas em cenários prospectivos
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2443 : Alcances, limites e antinomias de métodos e técnicas em cenários prospectivos
Authors: Soares, Samuel Alves
Florêncio, Jéssica Girão
Assis, Jonathan de Araujo de
Digolin, Kimberly
Gontijo, Raquel
Canesin, Ronaldo Montesano
Abstract: O objetivo central deste texto para discussão (TD) é apresentar um levantamento bibliográfico acerca de métodos e técnicas de prospectiva, com o propósito de atualizar o debate e colocar em evidência as abordagens mais contemporâneas da área. Ao cuidar de revisitar os métodos e as técnicas, notou-se a pertinência de uma breve incursão nos aspectos epistemológicos dos estudos prospectivos. É possível constatar que os estudos prospectivos tendem bem mais para um pragmatismo, descurando, em boa medida, de um rigor epistemológico. Considera-se que a área se caracteriza por uma frouxidão epistemológica, o que lhe subtrai reconhecimento e legitimação acadêmica e científica. Por sua vez, é possível constatar um nítido revival da prospectiva, com novos centros e em várias partes do mundo, em clara demonstração de que os estudos de futuro são fundamentais para embasar processos de tomada de decisão e, mais ainda, para conclamar e buscar convergir desejos de mudanças.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Ciência. Pesquisa. Metodologia. Análise Estatística: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.