Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9030
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O Nordeste na encruzilhada.pdf133.49 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: O Nordeste na encruzilhada do desenvolvimento : a necessidade de constituição de um sistema regional de inovação
Authors: Cavalcanti Filho, Paulo Fernando
Abstract: Este capítulo argumenta que o processo de integração heterogênea de frações do território nordestino aos padrões nacionais e globais, que se iniciou após a estabilização monetária, e em decorrência da abertura comercial, encontra limites nas fragilidades ou incipiência de um sistema regional de inovação (SRI). Desenvolvendo-se na ausência de políticas públicas dotadas de visão integral e integradora da região, pois são fragmentadas e desarticuladas, estes limites se manifestam tanto na incerta sustentabilidade extrarregional do processo (sua instabilidade estrutural) quanto em decorrência do desenvolvimento interno desse mesmo processo (sua instabilidade dinâmica), ambas as situações decorrentes das assimetrias e da fragilidade da articulação entre os elementos que sustentam a lógica territorial.
metadata.dc.relation.references: Capítulo publicado em: Desenvolvimento regional no Brasil : políticas, estratégias e perspectivas / Organizadores: Aristides Monteiro Neto, César Nunes de Castro, Carlos Antonio Brandão - Rio de Janeiro : Ipea, 2017.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.