Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9063
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Universitários em tempos de pós-.pdf505.13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Universitários em tempos de pós-industrialismo e globalização : contribuições para o diálogo sino-brasileiro
Authors: Dwyer, Tom
Abstract: Após uma rápida recapitulação sobre as relações históricas e contemporâneas entre o Brasil e a China, o capítulo investigará os valores. A família aparece como valor compartilhado pelos universitários nos dois países, e é a instituição na qual os jovens mais confiam. O pós-industrialismo e a globalização são dois processos que, por muitos teóricos, são avassaladores, aproximando e nivelando países, povos, economias e culturas. Descobrir-se-á convergências e divergências entre os dois países. Neste capítulo serão examinadas imagens que os estudantes de cada país têm; descobrimos, por exemplo, uma confluência de valores em torno da questão ambiental, que é apontado como um possível terreno de cooperação entre nossas duas civilizações. Em outra análise identificou-se que os jovens, nos dois países, estão muito preocupados com o futuro e, em especial, com o mercado de trabalho e a falta de emprego adequado para suas qualificações,fator de medo. Estes são exemplos de temas examinados que buscam investigar possíveis caminhos por meio dos quais o diálogo bilateral pode aumentar a compreensão mútua, permitir o estabelecimento de relações de confiança e evitar conflitos.
metadata.dc.relation.references: Capítulo publicado em: Jovens universitários em um mundo em transformação : uma pesquisa sino-brasileira / organizadores: Tom Dwyer ... [et al.]. – Brasília : Ipea; Pequim : SSAP, 2016.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Educação: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.