Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9182
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Habitat III.pdf265.45 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Habitat III : finanças municipais e aspectos federativos - o lado da despesa
Authors: Mendes, Constantino Cronemberger
Abstract: Neste capítulo mostraremos que no escopo dos estudos sobre as cidades, previstos no âmbito da III Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III), um dos aspectos relevantes na organização do sistema urbano no território nacional está associado ao uso dos recursos fiscais na provisão de bens e serviços públicos locais. Não se trata, portanto, de avaliar apenas as capacidades financeiras e tributárias próprias dos municípios e os mecanismos de distribuição e alocação de recursos fiscais via transferências constitucionais e legais. É fundamental analisar, também, a forma como os municípios executam suas despesas por meio de suas estruturas administrativas e como eles exercem suas funções públicas na provisão de bens e serviços públicos para o atendimento das demandas da sociedade local.
metadata.dc.relation.references: Capítulo publicado em: O Estatuto da Cidade e a Habitat III : um balanço de quinze anos da política urbana no Brasil e a nova agenda urbana / organizador: Marco Aurélio Costa. – Brasília : Ipea, 2016. 361 p. : il., gráfs. color.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Capítulos de Livros
Sistema Monetário. Finanças. Bancos: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.