Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9203
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lara, Fernando Luiz | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-05-10T19:26:24Z | - |
dc.date.available | 2019-05-10T19:26:24Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9203 | - |
dc.description.abstract | Neste texto veremos que os protestos de junho de 2013 deixaram bem claro para todos nós que o modelo de desenvolvimento urbano atual é insustentável em três de suas principais dimensões: econômica, social e ambiental. Do ponto de vista econômico, o incentivo à produção do automóvel está muito próximo do ponto de inflexão, se é que este já não ocorreu e não percebemos. Diz-se isso porque - apesar de ser setor industrial e comercial importante - o impacto que o automóvel causa nos outros setores da sociedade, especialmente na saúde (Sistema Único de Saúde - SUS e Instituto Nacional do Seguro Social - INSS) e na produtividade (tempo gasto em engarrafamentos), deveria nos fazer pensar em investir rápida e maciçamente em um modelo mais avançado de transporte público. Do ponto de vista ambiental, nem é preciso gastar linhas para explicar o impacto que os gases resultantes da combustão da gasolina causam ao planeta. E, do ponto de vista social, se imaginarmos uma sociedade igualitária, produtiva e saudável como objetivo maior do desenvolvimento, certamente o automóvel tem pouco a contribuir nesse projeto de futuro. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | A Arquitetura moderna brasileira e o automóvel : o casamento do século | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 131-142 | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Indústria::Indústria Metalúrgica::Indústria de Transportes::Indústria Automobilística | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Urbanas::Desenvolvimento Urbano | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Urbanas::Urbanismo | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte Urbano | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Meio Ambiente. Recursos Naturais::Desastres. Poluição::Poluição e Poluentes::Poluição do Ar | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Indústria automobilística | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arquitetura moderna | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento sustentável | pt_BR |
dc.subject.keyword | Investimentos em mobilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.relation.references | Capítulo publicado em: Cidade e movimento : mobilidades e interações no desenvolvimento urbano / organizadores: Renato Balbim, Cleandro Krause, Clarisse Cunha Linke. – Brasília : Ipea : ITDP, 2016. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Indústria | pt_BR |
ipea.classification | Transportes | pt_BR |
Appears in Collections: | Indústria: Capítulos de Livros Transportes: Capítulos de Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A Arquitetura.pdf | 104.01 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.