Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9203
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLara, Fernando Luiz-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2019-05-10T19:26:24Z-
dc.date.available2019-05-10T19:26:24Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9203-
dc.description.abstractNeste texto veremos que os protestos de junho de 2013 deixaram bem claro para todos nós que o modelo de desenvolvimento urbano atual é insustentável em três de suas principais dimensões: econômica, social e ambiental. Do ponto de vista econômico, o incentivo à produção do automóvel está muito próximo do ponto de inflexão, se é que este já não ocorreu e não percebemos. Diz-se isso porque - apesar de ser setor industrial e comercial importante - o impacto que o automóvel causa nos outros setores da sociedade, especialmente na saúde (Sistema Único de Saúde - SUS e Instituto Nacional do Seguro Social - INSS) e na produtividade (tempo gasto em engarrafamentos), deveria nos fazer pensar em investir rápida e maciçamente em um modelo mais avançado de transporte público. Do ponto de vista ambiental, nem é preciso gastar linhas para explicar o impacto que os gases resultantes da combustão da gasolina causam ao planeta. E, do ponto de vista social, se imaginarmos uma sociedade igualitária, produtiva e saudável como objetivo maior do desenvolvimento, certamente o automóvel tem pouco a contribuir nesse projeto de futuro.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleA Arquitetura moderna brasileira e o automóvel : o casamento do séculopt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 131-142pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Indústria::Indústria Metalúrgica::Indústria de Transportes::Indústria Automobilísticapt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Urbanas::Desenvolvimento Urbanopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Urbanas::Urbanismopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte Urbanopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Meio Ambiente. Recursos Naturais::Desastres. Poluição::Poluição e Poluentes::Poluição do Arpt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordIndústria automobilísticapt_BR
dc.subject.keywordArquitetura modernapt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subject.keywordInvestimentos em mobilidadept_BR
dc.subject.keywordMobilidade urbanapt_BR
dc.relation.referencesCapítulo publicado em: Cidade e movimento : mobilidades e interações no desenvolvimento urbano / organizadores: Renato Balbim, Cleandro Krause, Clarisse Cunha Linke. – Brasília : Ipea : ITDP, 2016.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationIndústriapt_BR
ipea.classificationTransportespt_BR
Appears in Collections:Indústria: Capítulos de Livros
Transportes: Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A Arquitetura.pdf104.01 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.