Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9212
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Um Olhar possível.pdf2.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Um Olhar possível sobre o conceito de mobilidade e os casos da Favela da Maré e do Complexo do Alemão
Authors: Silva, Jailson de Souza
Silva, Eliana Souza
Balbim, Renato Nunes
Krause, Cleandro Henrique
Abstract: Neste capítulo, o tema da mobilidade é tratado a partir de ações e estudos que que os autores fizeram sobre o direito à cidade junto aos moradores das favelas e de outros espaços das periferias. A preocupação fundamental foi contribuir para a publicação, considerando o caráter plural dos autores, por meio da apresentação de uma concepção peculiar de direito à cidade; entre os quais, o direito à mobilidade. Nesse sentido, são pontuadas proposições conceituais sobre o que vem orientando os autores na reflexão e no acúmulo sobre mobilidade. Apresenta, em seguida, uma pesquisa amostral feita na Maré sobre a mobilidade dos seus moradores. Mostra os dados, além de uma análise sintética, sobre a mobilidade física dos oradores da Maré. A pesquisa na Maré foi feita, em 2014. A amostra revela, entre outras valiosas informações, quão pequena é a circulação dos moradores locais pelo conjunto da cidade. Atestando como, historicamente, a dinâmica de funcionamento dos transportes coletivos e os interditos simbólicos da cidade contribuem para esse baixo nível de circulação, que sinaliza na reflexão que o estudo apresenta sobre mobilidade. Como contraponto empírico e metodológico à pesquisa amostral feita na Maré, apresenta-se, a seguir, estudo realizado no Complexo do Alemão, o qual utilizou a técnica do grupo focal, com o objetivo de obter as representações e o conteúdo simbólico que moradores fazem do “futuro” das comunidades, em expectativas associadas aos novos serviços de transportes coletivos prometidos e/ou em implementação no momento da pesquisa, em 2010.
metadata.dc.relation.references: Capítulo publicado em: Cidade e movimento : mobilidades e interações no desenvolvimento urbano / organizadores: Renato Balbim, Cleandro Krause, Clarisse Cunha Linke. – Brasília : Ipea : ITDP, 2016.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Capítulos de Livros
Transportes: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.