Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9261
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Modelagem de mudanças.pdf1.85 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Modelagem de mudanças de uso da terra no Brasil : 2000-2050
Authors: Soterroni, Aline Cristina
Ramos, Fernando Manoel
Mosnier, Aline
Carvalho, Alexandre Xavier Ywata de
Câmara, Gilberto
Obersteiner, Michael
Andrade, Pedro Ribeiro
Souza, Ricardo Cartaxo
Pena, Marina Garcia
Mant, Rebecca
Pirker, Johannes
Kraxner, Florian
Havlik, Petr
Kapos, Valerie
Abstract: Neste trabalho será mostrado que a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCCC) incentiva países em desenvolvimento a reduzir as emissões provenientes do setor Uso da Terra, Mudança do Uso da Terra e Florestas (Land Use, Land Use Change and Foresty - LULUCF), com programas incentivados de redução de desmatamento e degradação florestal, chamados coletivamente de REDD+.O projeto REDD+ Policy Assessment Centre (REDD-PAC) tem o objetivo de ajudar o Brasil a definir suas políticas de REDD+ e seus planos para a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEEs) do setor LULUCF. Os resultados deste estudo foram obtidos por meio do modelo de uso da terra GLOBIOM-Brasil desenvolvido pelo International Institute of Applied System Analysis (IIASA) e adaptado pela equipe brasileira do projeto, constituída por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Ipea. A United Nations Environment Program-World Conservation Monitoring Centre (UNEP-WCMC) contribuiu com uma análise detalhada dos possíveis impactos das mudanças do uso da terra sobre a biodiversidade. Os modelos de mudança de uso e cobertura da terra são ferramentas importantes para o planejamento de políticas públicas relacionadas a essa área. Esses modelos avaliam quais fatores impulsionam as mudanças, quais regiões estão mais susceptíveis a pressões, e como políticas e ações podem mudar as projeções futuras das mudanças do uso da terra. Além disso, esses modelos podem ser usados para estimar os impactos sobre emissões, produção agrícola e biodiversidade.
metadata.dc.relation.references: Capítulo publicado em: Agricultura, transformação produtiva e sustentabilidade / organizadores: José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho, José Garcia Gasques ; Alexandre Xavier Ywata de Carvalho ... [et al.]. – Brasília : Ipea, 2016. 391 p. : il., gráfs., mapas color.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Agricultura, Pecuária e Pesca: Capítulos de Livros
Meio Ambiente. Recursos Naturais: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.