Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9292
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O Papel.pdf193.35 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: O Papel da sociedade na efetividade da governança ambiental
Authors: Weiss, Joseph S.
Abstract: Neste capítulo, a governabilidade se define pelas regras e condições sob as quais se dá o exercício do poder; depende do equilíbrio dinâmico entre o nível das demandas da sociedade e a capacidade do sistema institucional público e privado de processá-las. Consiste na relação entre três componentes: problemas, capacidade para enfrentá-los, e realizações. A governança é a capacidade de transformar o ato governamental em ação pública; resulta da soma das diversas formas com as quais pessoas e instituições, públicas e privadas, gerenciam seus assuntos em comum, por meio de processos continuados que acomodam interesses conflitantes. Na busca de compreender como evoluíram as relações entre os movimentos socioambientalistas e desenvolvimentista e o Estado nos últimos trinta anos, são aplicados os conceitos de governabilidade, governança; conflitos, campos e habitus sobre grupos sociais; e os constructos de estrutura de oportunidades políticas, processos de framing e estruturas de mobilização sobre movimentos sociais.
metadata.dc.relation.references: Capítulo publicado em: Governança ambiental no Brasil : instituições, atores e políticas públicas / organizadora: Adriana Maria Magalhães de Moura . – Brasília : Ipea, 2016.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Meio Ambiente. Recursos Naturais: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.