Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9302
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPereira, Rafael Henrique Moraes-
dc.coverage.spatialRio de Janeiro - RJpt_BR
dc.date.accessioned2019-09-20T21:10:25Z-
dc.date.available2019-09-20T21:10:25Z-
dc.date.issued2019-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9302-
dc.description.abstractAs políticas de transporte público determinam em larga medida a facilidade com a qual pessoas de diferentes grupos sociais e níveis de renda conseguem acessar oportunidades de emprego, serviços de saúde e educação. Essas políticas têm, portanto, importantes implicações para a promoção de cidades mais justas e inclusivas. Esta pesquisa traz três contribuições para os estudos sobre acessibilidade, equidade e avaliação de impacto de políticas de transporte e mobilidade urbana. Primeiro, propõe um quadro teórico para a avaliação de impactos de acessibilidade dessas políticas e da mobilidade urbana sob o ponto de vista de justiça distributiva. Em seguida, esse arcabouço é aplicado na avaliação das políticas de transporte desenvolvidas no Rio de Janeiro em preparação para sediar a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. A pesquisa avalia, ainda, como o legado de mobilidade urbana desses megaeventos impactou o acesso a oportunidades de empregos e serviços de saúde e educação para populações de diferentes níveis de renda. Para isso, o estudo fez tanto avaliações ex post e contrafactuais do impacto das políticas implementadas entre 2014 e 2017 quanto uma avaliação ex ante de um projeto de transporte rápido por ônibus (bus rapid transit – BRT), ainda não concluído. Os resultados mostram que a expansão na infraestrutura de transporte no período 2014-2017 poderia ter gerado ganhos de acessibilidade, mas estes foram corroídos pela reorganização e redução nos níveis de serviço de ônibus que sucederam uma crise econômica que atingiu o município do Rio após as Olimpíadas. Mesmo que a cidade não tivesse sido atingida pela crise econômica, as políticas de transporte nesse período teriam tido impactos regressivos. Essas políticas geraram maiores ganhos de acessibilidade para a população de mais alta renda, aumentando as desigualdades de acesso a oportunidades. A análise dos futuros impactos do corredor inacabado do BRT TransBrasil, no entanto, indica que esse projeto poderia melhorar significativamente o acesso a oportunidades de trabalho para uma grande parcela da população do Rio, particularmente para grupos de baixa renda. Por fim, esta pesquisa mostra como avaliações de impacto e equidade de projetos de transporte baseadas em indicadores cumulativos de acesso a oportunidades – a prática mais comum adotada por estudos acadêmicos e agências de transporte – são sensíveis à forma e à escala espacial de análise, bem como ao tempo máximo de viagem considerado no indicador de acessibilidade.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleJustiça distributiva e equidade no transporte : legado dos megaeventos e desigualdades de acesso a oportunidades no Rio de Janeiropt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2464 : Justiça distributiva e equidade no transporte : legado dos megaeventos e desigualdades de acesso a oportunidades no Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical52 p. : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Transporte::Infraestrutura de Transportes::Infraestrutura de Transportespt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Economia dos Transportes::Economia dos Transportespt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Política Econômica. Política Social. Planejamento::Política Social::Política Social::Justiça Socialpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Quadro Institucional::Diretos Humanos::Igualdade::Igualdade de Oportunidadespt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Transporte::Infraestrutura de Transportes::Infraestrutura de Transportes::Sistemas de Transporte Rápidopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordAcessibilidadept_BR
dc.subject.keywordEquidadept_BR
dc.subject.keywordJustiça distributivapt_BR
dc.subject.keywordIgualdade de oportunidadept_BR
dc.subject.keywordLegadopt_BR
dc.subject.keywordMegaeventospt_BR
dc.subject.keywordOlímpiadaspt_BR
dc.subject.keywordPolíticas de transportept_BR
dc.subject.keywordTransporte públicopt_BR
dc.subject.keywordBRTpt_BR
dc.subject.keywordMobilidade urbanapt_BR
ipea.description.objectiveAnalisar o papel que os investimentos e serviços de transporte público desempenham na reformulação das desigualdades sociais e espaciais no acesso às oportunidades.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2464pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractPublic transport policies play a key role in shaping the ease with which each person from different social groups and income levels can access job opportunities, health services and education. Thus, these policies have important implications for the promotion of more just and inclusive cities. This research contributes in three different ways to the literatures on transport accessibility, equity and impact assessment of transport policies. First, the research proposes a theoretical framework for assessing accessibility impacts of transport policies from a distributive justice perspective. Second, it demonstrates the means by which the proposed theoretical framework can be applied to a city in a developing country. This framework is applied to evaluate the transportation policies developed in Rio de Janeiro in preparation for hosting the 2014 World Cup and the 2016 Olympic Games. This research examines how the transport legacy of those megaevents impacted accessibility to job opportunities, health and education services for the population of different income levels. The study presents ex-post and counterfactual analyses of the policies implemented between 2014 and 2017 and ex-ante analysis of an as yet unfinished BRT project. The results show that the expansion in transport infrastructure between 2014 and 2017 could have generated accessibility gains, but these gains were generally offset by the reduction in bus service levels that followed an economic crisis that hit the city after the Olympics Event if the city had not been hit by the economic crisis, transport policies in that period would have had regressive impacts. Those policies have generated higher accessibility gains for wealthier groups, increasing inequalities in access to opportunities. The evaluation of the future accessibility impacts of the unfinished BRT corridor, nonetheless, indicates that such project could significantly improve access to job opportunities for a large share of Rio’s population, particularly lower-income groups. Finally, this research shows how the equity and impact assessment of transport projects based on cumulative opportunity accessibility - the most common practice adopted by academic studies and transportation agencies - are sensitive to spatial scale and zoning scheme of analysis as well as on the time threshold considered in the accessibility indicator.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationTransportespt_BR
Appears in Collections:Transportes: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2464.pdf16.32 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2464_sumex.pdf129.36 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.