Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9318
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCampos, André Gambier-
dc.contributor.authorDi Benedetto, Roberto-
dc.contributor.authorPinheiro Júnior, Luiz Pereira-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2019-09-24T19:28:20Z-
dc.date.available2019-09-24T19:28:20Z-
dc.date.issued2019-06-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9318-
dc.description.abstractO objetivo deste Texto para Discussão é investigar se o Programa Universidade para Todos (Prouni) ajuda na construção de melhores trajetórias laborais, que se reflitam em maiores salários para os seus beneficiários. Os rendimentos dos graduados que se encontravam empregados no momento mais recente de análise mostram que aqueles com acesso à universidade por meio do Prouni tinham uma situação mais precária. Porém, ao contrário do que possa parecer à primeira vista, isso não necessariamente demonstra o eventual insucesso do programa na promoção de melhores trajetórias. Afinal, a variação dos salários antes e depois da graduação universitária aponta que houve avanços salariais para ambos os grupos, beneficiários e não beneficiários do Prouni. Entretanto, no caso dos primeiros, esses avanços parecem ter sido significativamente maiores.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleQuais os impactos do Prouni sobre as trajetórias laborais dos graduados no ensino superior? : um estudo de caso focado em salários de graduados em direito, medicina e engenharia da Universidade Positivopt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2481 : Quais os impactos do Prouni sobre as trajetórias laborais dos graduados no ensino superior? Um estudo de caso focado em salários de graduados em direito, medicina e engenharia da Universidade Positivopt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical41 p. : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Instituições de Ensino Superior::Universidadespt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Trabalho::Salários. Incentivos Salariais::Salários. Incentivos Salariaispt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Financiamento da Educação::Financiamento da Educaçãopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Instrução::Transição à Vida Profissionalpt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordProunipt_BR
dc.subject.keywordUniversidadespt_BR
dc.subject.keywordSaláriospt_BR
ipea.description.objectiveInvestigar se o Programa Universidade para Todos (Prouni) ajuda na construção de melhores trajetórias laborais, que se reflitam em maiores salários para os seus beneficiáriospt_BR
ipea.description.methodologyRegressão múltipla do tipo Probit;pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2481pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui apêndicept_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe main question behind this article is: does the University for All Program (Prouni) promote better professional trajectories, which result in higher salaries for its beneficiaries? The salaries of the graduates who were employed show that those who went to college through Prouni had a more precarious insertion. Nonetheless, contrary to what may seem at first glance, this does not necessarily demonstrate a failure of this program to promote better occupational trajectories. After all, the variation of salaries before and after college graduation shows that there were salary advances for both groups, beneficiaries and non-beneficiaries of Prouni. However, in the case of the beneficiaries, this advance seems to have been significantly larger.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
ipea.classificationEmprego. Trabalhopt_BR
Appears in Collections:Educação: Livros
Emprego. Trabalho: Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2481.pdf2.04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2481_sumex.pdf120.94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.