Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9318
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Campos, André Gambier | - |
dc.contributor.author | Di Benedetto, Roberto | - |
dc.contributor.author | Pinheiro Júnior, Luiz Pereira | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-24T19:28:20Z | - |
dc.date.available | 2019-09-24T19:28:20Z | - |
dc.date.issued | 2019-06 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9318 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste Texto para Discussão é investigar se o Programa Universidade para Todos (Prouni) ajuda na construção de melhores trajetórias laborais, que se reflitam em maiores salários para os seus beneficiários. Os rendimentos dos graduados que se encontravam empregados no momento mais recente de análise mostram que aqueles com acesso à universidade por meio do Prouni tinham uma situação mais precária. Porém, ao contrário do que possa parecer à primeira vista, isso não necessariamente demonstra o eventual insucesso do programa na promoção de melhores trajetórias. Afinal, a variação dos salários antes e depois da graduação universitária aponta que houve avanços salariais para ambos os grupos, beneficiários e não beneficiários do Prouni. Entretanto, no caso dos primeiros, esses avanços parecem ter sido significativamente maiores. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Quais os impactos do Prouni sobre as trajetórias laborais dos graduados no ensino superior? : um estudo de caso focado em salários de graduados em direito, medicina e engenharia da Universidade Positivo | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 2481 : Quais os impactos do Prouni sobre as trajetórias laborais dos graduados no ensino superior? Um estudo de caso focado em salários de graduados em direito, medicina e engenharia da Universidade Positivo | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 41 p. : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Instituições de Ensino Superior::Universidades | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Trabalho::Salários. Incentivos Salariais::Salários. Incentivos Salariais | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Financiamento da Educação::Financiamento da Educação | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Instrução::Transição à Vida Profissional | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Prouni | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidades | pt_BR |
dc.subject.keyword | Salários | pt_BR |
ipea.description.objective | Investigar se o Programa Universidade para Todos (Prouni) ajuda na construção de melhores trajetórias laborais, que se reflitam em maiores salários para os seus beneficiários | pt_BR |
ipea.description.methodology | Regressão múltipla do tipo Probit; | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Texto para Discussão ; 2481 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui apêndice | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | The main question behind this article is: does the University for All Program (Prouni) promote better professional trajectories, which result in higher salaries for its beneficiaries? The salaries of the graduates who were employed show that those who went to college through Prouni had a more precarious insertion. Nonetheless, contrary to what may seem at first glance, this does not necessarily demonstrate a failure of this program to promote better occupational trajectories. After all, the variation of salaries before and after college graduation shows that there were salary advances for both groups, beneficiaries and non-beneficiaries of Prouni. However, in the case of the beneficiaries, this advance seems to have been significantly larger. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
ipea.classification | Emprego. Trabalho | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Livros Emprego. Trabalho: Capítulos de Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
td_2481.pdf | 2.04 MB | Adobe PDF | View/Open | |
td_2481_sumex.pdf | 120.94 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.