Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9343
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2491.pdf1.79 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2491_sumex.pdf131.23 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: As Relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos no período 2000-2014
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2491 : As Relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos no período 2000-2014
Authors: Lima, Uallace Moreira
Abstract: O objetivo desse texto é analisar o fluxo comercial entre Brasil e Estados Unidos o período 2000-2014, considerando sua evolução ao analisar indicadores como as pautas exportadoras e importadoras, a importância relativa do comércio bilateral, o índice de intensidade do comércio, índice de concentração, o índice de vantagem comparativa revelada e o padrão intersetorial do comércio bilateral (PICB). Para contextualizar a análise do fluxo comercial entre os dois países, apresenta-se uma breve retrospectiva da condução da política externa brasileira entre 2000 e 2014, particularmente considerando as estratégias das relações diplomáticas do Brasil em relação aos Estados Unidos, cujo objetivo é oferecer subsídios para construção de hipóteses e especulações sobre a relação entre política externa e fluxo de comércio. Nesse sentido, é importante deixar em evidência que não se pretende fazer qualquer tipo de afirmação de que a política externa tenha determinado o comportamento dos fluxos comerciais entre os dois países, pois durante o período houve vários outros fatores operando e não há uma análise mais profunda que permita captar adequadamente qual a relevância da política externa.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Comércio Internacional: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.