Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9372
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2507.pdf906.66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2507_sumex.pdf122.24 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Políticas de financiamento estudantil : análise de impacto do Fies no tempo de conclusão do ensino superior
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2507 : Políticas de financiamento estudantil : análise de impacto do Fies no tempo de conclusão do ensino superior
Authors: Becker, Kalinca Léia
Mendonça, Mario Jorge Cardoso de
Abstract: Este estudo avaliou o impacto do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) no tempo total e no atraso da conclusão da educação superior dos alunos matriculados em cursos presenciais de instituições privadas, com base nas informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) entre 2007 e 2017. As estimativas do efeito médio do tratamento nos tratados indicaram que a participação no Fies aumentou ambos os resultados analisados – tempo total e atraso. Na primeira fase da política, de 2000 a 2009, o aumento no tempo de conclusão para os alunos que receberam o Fies foi de 8,5 meses. Já na segunda fase, de 2010 a 2014, a qual se caracteriza pelo afrouxamento nas regras de concessão e pagamento do empréstimo, esse aumento passou para 2,4 anos. No caso do atraso na conclusão do curso, o resultado foi significativo apenas na segunda fase, indicando um aumento de 1,8 ano para os alunos que receberam o Fies. Diante disso, evidencia-se a necessidade de introduzir mecanismos de incentivos nas políticas de concessão de crédito estudantil para que o aluno conclua o curso no tempo regular.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Educação: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.