Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9372
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
td_2507.pdf | 906.66 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open | |
td_2507_sumex.pdf | 122.24 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Title: | Políticas de financiamento estudantil : análise de impacto do Fies no tempo de conclusão do ensino superior |
Other Titles: | Texto para Discussão (TD) 2507 : Políticas de financiamento estudantil : análise de impacto do Fies no tempo de conclusão do ensino superior |
Authors: | Becker, Kalinca Léia Mendonça, Mario Jorge Cardoso de |
Abstract: | Este estudo avaliou o impacto do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) no tempo total e no atraso da conclusão da educação superior dos alunos matriculados em cursos presenciais de instituições privadas, com base nas informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) entre 2007 e 2017. As estimativas do efeito médio do tratamento nos tratados indicaram que a participação no Fies aumentou ambos os resultados analisados – tempo total e atraso. Na primeira fase da política, de 2000 a 2009, o aumento no tempo de conclusão para os alunos que receberam o Fies foi de 8,5 meses. Já na segunda fase, de 2010 a 2014, a qual se caracteriza pelo afrouxamento nas regras de concessão e pagamento do empréstimo, esse aumento passou para 2,4 anos. No caso do atraso na conclusão do curso, o resultado foi significativo apenas na segunda fase, indicando um aumento de 1,8 ano para os alunos que receberam o Fies. Diante disso, evidencia-se a necessidade de introduzir mecanismos de incentivos nas políticas de concessão de crédito estudantil para que o aluno conclua o curso no tempo regular. |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. |
metadata.dc.type: | Texto para Discussão (TD) |
Appears in Collections: | Educação: Livros |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.