Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9373
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_2508.pdf1.92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_2508_sumex.pdf121.37 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: O Prêmio de risco institucional : uma análise de empresas em economias desenvolvidas e em desenvolvimento
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2508 : O Prêmio de risco institucional : uma análise de empresas em economias desenvolvidas e em desenvolvimento
Authors: Fiuza, Gabriel
Moreira, Ajax Reynaldo Bello
Rocha, Katia Maria Carlos
Abstract: As características institucionais de cada país adquirem, cada vez mais, importância na literatura econômica como determinantes do crescimento, do investimento e da percepção do risco, em especial em economias emergentes. O objetivo deste trabalho é avaliar quantitativamente o impacto de indicadores da qualidade das instituições no prêmio de risco, ou seja, no retorno adicional requerido pelo investidor para investir nos países. O artigo se vale de premissas teóricas do modelo de dividendos descontados (dividend discount model – DDM) de Gordon-Williams e de medidas consagradas da qualidade das instituições. A ideia é estimar, a partir de um conjunto de 4.763 empresas, situadas em 48 países, no período de 2009 a 2015, o retorno requerido para se investir em uma organização. Nosso principal resultado é que, usando um conjunto amplo de variáveis de controle, o aumento de uma medida agregada da qualidade das instituições reduz o prêmio de risco requerido para os países selecionados. Na prática, isso contribui para maiores níveis de investimento.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Pequenas, Médias e Grandes Empresas: Livros
Sistema Monetário. Finanças. Bancos: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.