Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9377
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2515.pdf2.35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2515_sumex.pdf131.28 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Desonerações do imposto sobre produtos industrializados e seus impactos sobre o mercado de trabalho
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2515 : Desonerações do imposto sobre produtos industrializados e seus impactos sobre o mercado de trabalho
Authors: Geracy, Igor Vinícius de Souza
Corseuil, Carlos Henrique Leite
Silveira, Fernando Gaiger
Abstract: A partir de 2007, foi observada uma intensificação do uso da política tributária para estimular a economia. O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) destacou-se como instrumento para esse fim, que contemplava também a geração de empregos. Tomando por base o trabalho de Paes (2015), que oferece um mapeamento setorial minucioso das alterações da legislação do IPI, o objetivo desta pesquisa é avaliar os impactos das alterações tributárias relativas ao referido imposto, instituídas durante o período de 2007 a 2012, sobre o mercado de trabalho. Ao longo desse período, nossos resultados apontam efeitos nulos em todas as variáveis investigadas referentes ao mercado de trabalho. Quando dividimos em dois subperíodos, aparece um efeito de desonerações do IPI reduzindo demissões somente entre 2010 e 2012. Todos esses resultados são robustos em face de uma série de escolhas metodológicas alternativas.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Livros
Sistema Tributário: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.