Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9396
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pitch gov.SP.pdf983.53 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Pitch Gov.SP. : aproximando governo e startups para solução de desafios na gestão pública
Authors: Trindade, Karla Bertocco
Groszmann, Alexandre Moyses Koch
Freitas, Bruno Berthold
Munhoz, Christine Parmezani
Azevedo, Eduardo Henrique de
Mitidieri, Marcos D'Avino
Issa, Rafael Hamze
Carrion, Ricardo
Nery, Theo Frazão
Abstract: O Governo de São Paulo criou, em 2015, a Unidade de Inovação, cujo objetivo era definir ações estratégicas para inovação em governo, incorporando a inovação na gestão pública. O objetivo dessa equipe de inovação era criar um projeto que trouxesse impacto para os serviços públicos e pudesse, também, ajudar o desenvolvimento do ecossistema de inovação. Iniciativas de apoio ao desenvolvimento de startups estavam começando no país, no entanto, ainda existia uma dificuldade do governo de se aproximar das soluções criadas por tais empresas. Assim, após um diagnóstico das dificuldades para o governo conhecer e testar soluções desenvolvidas por startups e de conversas com a ABStartups, foi desenhado o Pitch Gov.SP. O programa foi lançado em setembro de 2015 pelo Decreto nº 61.492/2015, posteriormente atualizado pelo Decreto Estadual nº 62.711/2017. É um programa pioneiro na aplicação de sua metodologia, que utiliza chamamento público e convênios sem repasse de recursos para permitir testes de soluções e prova de conceito em ambiente real de governo por determinado período. A iniciativa tem alto grau de replicabilidade, uma vez que o custo de implementação é baixo e o potencial de impacto, significativo. A segunda edição foi realizada em 2017, devido ao sucesso na implementação do programa.
metadata.dc.relation.references: Capítulo publicado em: Inovação e políticas públicas : superando o mito da ideia / organizador: Pedro Cavalcante. – Brasília : Ipea, 2019.
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9330
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Capítulos de Livros
Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.