Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9397
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Campagnucci, Fernanda | - |
dc.contributor.author | Federizzi, Carla Link | - |
dc.contributor.author | Spanó, Eduardo | - |
dc.coverage.spatial | São Paulo, SP | pt_BR |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-24T19:24:16Z | - |
dc.date.available | 2019-10-24T19:24:16Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9397 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste capítulo é apresentar o processo de cocriação de um dos produtos do Pátio Digital, a Plataforma do Currículo da Cidade. A ferramenta atende a uma demanda premente de todos os municípios e estados brasileiros, que é a implementação de documentos curriculares alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), instrumento que define um conjunto de aprendizagens a todos os estudantes brasileiros ao longo da educação básica. Em quatro meses, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP) mobilizou professores, técnicos da área pedagógica e de tecnologia e gestores públicos para a construção do protótipo da plataforma, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil. Neste capítulo, sistematizamos as metodologias, as técnicas, os insights e os aprendizados decorrentes do processo, organizados em torno de cada uma de suas etapas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Construção colaborativa da Plataforma do Currículo da Cidade de São Paulo : o caso do Pátio Digital | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p.277-294 : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Administração de Empresas. Produtividade::Tecnologia::Tecnologia::Inovações | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Administração Pública::Política Governamental | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Currículo. Componente Curricular. Ensino. Aprendizagem::Programa de estudos::Desenvolvimento de Currículos | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Campos da Educação. Domínio da Educação::Educação Básica | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento de software | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia e gestão pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Construção de protótipo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pátio digital | pt_BR |
dc.subject.keyword | Plataforma do Currículo da Cidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação aberta | pt_BR |
dc.relation.references | Capítulo publicado em: Inovação e políticas públicas : superando o mito da ideia / organizador: Pedro Cavalcante. – Brasília : Ipea, 2019. | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9330 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Administração Pública. Governo. Estado | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
ipea.classification | Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento | pt_BR |
Appears in Collections: | Administração Pública. Governo. Estado: Capítulos de Livros Educação: Capítulos de Livros Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento: Capítulos de Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Construção colaborativa.pdf | 1.61 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.