Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9437
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gamificação e aprendizagem.pdf1.59 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Gamificação e aprendizagem de direitos e benefícios sociais : o jogo "Família Paranaense em Ação"
Authors: Vendramini, Louise Clarissa
Zugman, Denise Kopp
Oliveira, Everton de
Abstract: Mostraremos neste capítulo que o conceito de vulnerabilidade social tem sido uma idée-force para análises e ações nas políticas públicas. A vulnerabilidade social envolve, além da precariedade de renda por um longo período, necessidades insatisfeitas em múltiplos âmbitos (escolaridade, alimentação, saúde, moradia, trabalho, transporte etc.), relações sociais fragilizadas, baixa capacidade de autogerenciamento e aspectos psicossociais desfavoráveis. Engloba a dupla dimensão da pobreza: privações materiais e privações de ordem subjetiva. Está diretamente vinculada ao não acesso a bens e serviços indispensáveis ao desenvolvimento do ser humano. A busca pela superação da vulnerabilidade social no estado do Paraná tem tido como principal estratégia o Programa Família Paranaense, criado em 2012. Coordenado pela SEDS, o programa é executado em regime de parceria entre estado e municípios, com participação das famílias e da comunidade, e se destina “à proteção e promoção das famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social em todo o Estado”.
metadata.dc.relation.references: Capítulo publicado em: Inovação e políticas públicas: superando o mito da ideia / organizador: Pedro Cavalcante. – Brasília : Ipea, 2019.
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9330
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Capítulos de Livros
Desenvolvimento Social: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.