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https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9437
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Gamificação e aprendizagem.pdf | 1.59 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Title: | Gamificação e aprendizagem de direitos e benefícios sociais : o jogo "Família Paranaense em Ação" |
Authors: | Vendramini, Louise Clarissa Zugman, Denise Kopp Oliveira, Everton de |
Abstract: | Mostraremos neste capítulo que o conceito de vulnerabilidade social tem sido uma idée-force para análises e ações nas políticas públicas. A vulnerabilidade social envolve, além da precariedade de renda por um longo período, necessidades insatisfeitas em múltiplos âmbitos (escolaridade, alimentação, saúde, moradia, trabalho, transporte etc.), relações sociais fragilizadas, baixa capacidade de autogerenciamento e aspectos psicossociais desfavoráveis. Engloba a dupla dimensão da pobreza: privações materiais e privações de ordem subjetiva. Está diretamente vinculada ao não acesso a bens e serviços indispensáveis ao desenvolvimento do ser humano. A busca pela superação da vulnerabilidade social no estado do Paraná tem tido como principal estratégia o Programa Família Paranaense, criado em 2012. Coordenado pela SEDS, o programa é executado em regime de parceria entre estado e municípios, com participação das famílias e da comunidade, e se destina “à proteção e promoção das famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social em todo o Estado”. |
metadata.dc.relation.references: | Capítulo publicado em: Inovação e políticas públicas: superando o mito da ideia / organizador: Pedro Cavalcante. – Brasília : Ipea, 2019. http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9330 |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. |
metadata.dc.type: | Capítulo de Livro |
Appears in Collections: | Administração Pública. Governo. Estado: Capítulos de Livros Desenvolvimento Social: Capítulos de Livros |
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