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https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9438
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Silva, Gustavo Henrique Trindade da | - |
dc.contributor.author | Medeiros, Camila | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-06T15:11:00Z | - |
dc.date.available | 2019-11-06T15:11:00Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9438 | - |
dc.description.abstract | O Objetivo deste capítulo é apresentar um caso de uso da gamificação para gerar empatia e experiências de aprendizagem acerca da dinâmica regulatória, com olhar humano e focado na complexidade das interações entre os diferentes grupos de interesses, para além de uma visão tecnicista ou reducionista da regulação. Uma vez que as instituições públicas estão sendo desafiadas a incorporar tecnologias do século XXI, como inteligência artificial, machine learning e biotecnologia, em um mundo hiperconectado através de computação ubíqua, que pressiona a transição de uma realidade analógica para digital. Também estão sendo desafiadas a considerar o comportamento e as necessidades das pessoas como variáveis indispensáveis para o desenho de políticas e serviços públicos mais relevantes para a população, em um cenário de escassez, volatilidade e imprevisibilidade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Jogo da regulação : gamificação e design thinking para gerar empatia e experiências de aprendizagem no ambiente regulatório | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 409-427 : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Administração de Empresas. Produtividade::Tecnologia::Tecnologia::Inovações | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Política Econômica. Política Social. Planejamento::Política Econômica::Planejamento Econômico::Políticas Públicas | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Administração Pública::Administração Pública | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Quadro Institucional::Direito. Legislação::Direito e Legislação – Geral::Regulamentações | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Educação Profissional::Aprendizagem | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gamificação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogo da regulação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política de inovação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Design thinking | pt_BR |
dc.relation.references | Capítulo publicado em: Inovação e políticas públicas: superando o mito da ideia / organizador: Pedro Cavalcante. – Brasília : Ipea, 2019. | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9330 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Administração Pública. Governo. Estado | pt_BR |
ipea.classification | Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento | pt_BR |
Appears in Collections: | Administração Pública. Governo. Estado: Capítulos de Livros Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento: Capítulos de Livros |
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