Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9446
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tempo.pdf126.5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Tempo e subjetivação em comunidades terapêuticas
Authors: Souza, Letícia Canonico de
Nunes, Matheus Caracho
Santos, Maria Paula Gomes dos
Abstract: Este capítulo visa discutir o papel da administração do tempo como técnica disciplinar utilizada pelas comunidades terapêuticas (CTs), em seu projeto de promoção de transformações subjetivas naqueles que se submetem à sua metodologia de tratamento contra o uso problemático de drogas. Os elementos empíricos que provocaram esta reflexão emergiram dos trabalhos etnográficos que realizamos em algumas CTs brasileiras, assim como do survey da pesquisa Perfil das Comunidades Terapêuticas Brasileiras, realizada pelo Ipea (2017). O propósito deste texto é, antes, realizar uma análise da tecnologia de gestão do tempo empregada pelas CTs, com o fim de elucidar aspectos de sua metodologia, bem como de entender o seu papel como instituições voltadas ao disciplinamento de corpos e mentes daqueles que, devido ao uso intensivo de drogas, parecem ter a característica de resistir obstinadamente à normalização.
metadata.dc.relation.references: Capítulo publicado em: Comunidades terapêuticas : temas para reflexão / Organizadora: Maria Paula Gomes dos Santos. - Rio de Janeiro : IPEA, 2018.
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8883
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Saúde: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.