Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9480
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Barreiras_fitossanitarias sobre as importações no Brasil_o caso da aveia.pdf3.42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Barreiras fitossanitárias sobre as importações no Brasil: o caso da aveia : projeto de pesquisa barreiras não tarifárias e o desempenho do agronegócio brasileiro: relatório final
Authors: Lima, Uallace Moreira
Abstract: O objetivo deste trabalho é analisar a evolução da produção da aveia no Brasil e sua relação com seu comércio externo, principalmente considerando os possíveis impactos que as barreiras não tarifárias podem ter sobre a dinâmica das importações de aveia pela economia brasileira. Para isso, além de considerar as bases de dados da aveia no mundo e no Brasil, utiliza-se como mecanismo de análise o modelo de coleta, registro e categorização adotado pela UNCTAD (2016) e que se constitui como uma das principais fontes de dados de medidas não tarifárias no mundo, qual seja: o UNCTAD’s Trade Analysis and Information System (TRAINS). A partir das informações pesquisadas nessas bases de dados, adotamos o modelo de equilíbrio parcial com elasticidade de substituição constante de Armington (EP-CES) – usados por Hallren e Riker (2017) e Hallren e Opanasets (2018) –, e a estimação de tarifa equivalente que segue a abordagem do preço-diferencial ou preço-gap (price-wedge method). Os resultados encontrados demonstraram que a abertura econômica através da eliminação da tarifa afeta muito o mercado doméstico de aveia no Brasil.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Relatórios de Atividades / Técnicos
Appears in Collections:Agricultura, Pecuária e Pesca: Relatórios de Atividades / Técnicos
Comércio Internacional: Relatórios de Atividades / Técnicos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.