Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9493
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Analise_ppe_48_3_2018.pdf139.12 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Análise do efeito da família, da escola e do Estado sobre o consumo de drogas dos alunos nas capitais brasileiras
Other Titles: Analysis of the effect of family, school and State on students’ drug consumption in Brazilian capitals
Authors: Becker, Kalinca Léia
Abstract: O objetivo deste estudo é analisar a relação entre as características da família e algumas medidas de gestão escolar e municipal sobre o consumo de drogas dos alunos nas capitais brasileiras. Para isso, são estimadas diferentes especificações de um modelo de decisão individual de consumo de drogas, com base nos dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense) e informações socioeconômicas das capitais brasileiras nos anos de 2012 e 2015. Os resultados indicaram que as características das família são determinantes importantes do consumo de drogas dos jovens. Para atuar nesse sentido, o governo pode utilizar-se de políticas públicas de assistência social que visem reduzir o número de famílias em situação de risco e vulnerabilidade. As escolas podem oferecer atividades físicas orientadas por um instrutor para os alunos, uma vez que esta ação diminui em 0,5 ponto percentual (p.p.) a chance de o aluno experimentar drogas.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos
Appears in Collections:Saúde: Artigos
Sociedade. Participação Social. Controle Social: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.