Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9523
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Sandro Pereira-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2019-12-10T21:36:40Z-
dc.date.available2019-12-10T21:36:40Z-
dc.date.issued2019-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9523-
dc.description.abstractEste texto tem como objetivo analisar as dinâmicas políticas que desencadearam mudanças fundamentais na trajetória institucional do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), bem como diferenciar as fases que o programa assumiu em sua história e os processos de mudança ocorridos entre elas. Nesse sentido, o esforço dispendido visou identificar os principais determinantes (políticos e econômicos) da institucionalização (processo de formação dos padrões normativos) do PNAE, ressaltando suas especificidades conjunturais quanto aos padrões de intervenção assumidos, sobretudo no tocante às estratégias de financiamento, coordenação interfederativa e definição de fornecedores. A sistematização das informações permitiu a caracterização de quatro fases bem marcantes no desenvolvimento do programa desde os anos 1950, quando o tema adentrou pela primeira vez a agenda federal. As mudanças institucionais ocorridas seguiram uma trajetória incremental, associada a fatores endógenos e exógenos que incidiram sobre sua dinâmica regulatória. O aporte teórico do institucionalismo histórico possibilitou um refinamento analítico dos processos de mudança entre cada uma das fases indicadas.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleTrajetória e padrões de mudança institucional no Programa Nacional de Alimentação Escolarpt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2529 : Trajetória e padrões de mudança institucional no Programa Nacional de Alimentação Escolarpt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical44 p. : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Biologia. Alimento. Bioquímica::Alimento. Nutrição::Alimento::Segurança Alimentarpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Biologia. Alimento. Bioquímica::Alimento. Nutrição::Alimento::Política Alimentíciapt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Estudantes. Docentes::Alunos::Alunospt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Estado::Programas Governamentaispt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.keywordAlimentação escolarpt_BR
dc.subject.keywordSegurança alimentarpt_BR
dc.subject.keywordInstitucionalismo históricopt_BR
dc.subject.keywordMudança institucionalpt_BR
dc.subject.keywordPrograma Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)pt_BR
ipea.description.objectiveAnalisar as dinâmicas políticas que desencadearam mudanças fundamentais na trajetória institucional do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), bem como diferenciar as fases que o programa assumiu em sua história e os processos de mudança ocorridos entre elas.pt_BR
ipea.description.methodologyAbordagem do institucionalismo histórico, com destaque para o modelo de mudança institucional desenvolvido por Mahoney e Thelen (2010)pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2529pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis text aims to analyze the political dynamics that triggered fundamental changes in the institutional trajectory of the National program of school nutrition (PNAE), as well as to differentiate the phases that the program has assumed in its history and the processes of change that occurred between them. In this sense, the effort expended aimed to identify the main determinants (political and economic) of the institutionalization (process of formation of normative standards) of PNAE, emphasizing its conjunctural specificities regarding the assumed intervention patterns, especially regarding financing strategies, inter-federative coordination and definition of suppliers. The systematization of the information allowed us to characterize four very remarkable phases in the development of the program since the 1950s, when the theme entered the federal agenda. The institutional changes that took place followed an incremental trajectory, associated with endogenous and exogenous factors that affected their regulatory dynamics. The theoretical support of historical institutionalism allowed a refinement of the analytical framework of the processes of change between each of the indicated phases.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationAlimentação e Nutriçãopt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Alimentação e Nutrição: Livros
Educação: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2529.pdf799.63 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2529_sumex.pdf129.65 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.