Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9527
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Kubota, Luis Claudio | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-11T20:35:00Z | - |
dc.date.available | 2019-12-11T20:35:00Z | - |
dc.date.issued | 2019-11 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9527 | - |
dc.description.abstract | Este estudo ajuda a quantificar uma das razões para a elevada desigualdade brasileira, a educacional, que alimenta a desigualdade de renda. Filhos de mães com baixa escolaridade apresentam maiores chances de terem dificuldades no uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs), competência cada vez mais relevante no mercado de trabalho, e poucos deles conseguem obter altos níveis de letramento. Forma-se um ciclo vicioso, no qual o baixo letramento resulta em menores oportunidades de participação tanto no mercado de trabalho quanto em qualificação em programas para adultos, menor remuneração, piores indicadores de saúde e maior dependência de programas de assistência social. Além do custo social, o elevado contingente de pessoas com baixo letramento representa um elevado custo financeiro para a sociedade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | O Peso do passado no futuro do trabalho : a transmissão intergeracional de letramento | pt_BR |
dc.title.alternative | Nota Técnica n. 54 (Diset) : O Peso do passado no futuro do trabalho : a transmissão intergeracional de letramento | pt_BR |
dc.type | Nota Técnica | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 15 p. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Acesso à Educação::Analfabetismo | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Ciência. Pesquisa. Metodologia::Matemática. Análise Estatística::Matemática. Análise Estatística::Indicadores | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Acesso à Educação | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Trabalho::Recursos Humanos::Emprego::Oportunidades de Emprego | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Cultura. Sociedade::Sociedade::Classe Social::Desigualdade Social | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de udo da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO : os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Indicador de Analfabetismo Funcional (Inaf) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alfabetismo funcional | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Padrão Ipea | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Desenvolvimento Social | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Desenvolvimento Social: Relatórios de Atividades / Técnicos Educação: Relatórios de Atividades / Técnicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NT_54_Diset_O peso do passado no futuro do trabalho.pdf | 1.83 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.