Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9527
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorKubota, Luis Claudio-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2019-12-11T20:35:00Z-
dc.date.available2019-12-11T20:35:00Z-
dc.date.issued2019-11-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9527-
dc.description.abstractEste estudo ajuda a quantificar uma das razões para a elevada desigualdade brasileira, a educacional, que alimenta a desigualdade de renda. Filhos de mães com baixa escolaridade apresentam maiores chances de terem dificuldades no uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs), competência cada vez mais relevante no mercado de trabalho, e poucos deles conseguem obter altos níveis de letramento. Forma-se um ciclo vicioso, no qual o baixo letramento resulta em menores oportunidades de participação tanto no mercado de trabalho quanto em qualificação em programas para adultos, menor remuneração, piores indicadores de saúde e maior dependência de programas de assistência social. Além do custo social, o elevado contingente de pessoas com baixo letramento representa um elevado custo financeiro para a sociedade.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleO Peso do passado no futuro do trabalho : a transmissão intergeracional de letramentopt_BR
dc.title.alternativeNota Técnica n. 54 (Diset) : O Peso do passado no futuro do trabalho : a transmissão intergeracional de letramentopt_BR
dc.typeNota Técnicapt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical15 p.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Acesso à Educação::Analfabetismopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Ciência. Pesquisa. Metodologia::Matemática. Análise Estatística::Matemática. Análise Estatística::Indicadorespt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Acesso à Educaçãopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Trabalho::Recursos Humanos::Emprego::Oportunidades de Empregopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Cultura. Sociedade::Sociedade::Classe Social::Desigualdade Socialpt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de udo da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO : os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.pt_BR
dc.subject.keywordIndicador de Analfabetismo Funcional (Inaf)pt_BR
dc.subject.keywordTecnologias da Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subject.keywordAlfabetismo funcionalpt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Padrão Ipeapt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationDesenvolvimento Socialpt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Desenvolvimento Social: Relatórios de Atividades / Técnicos
Educação: Relatórios de Atividades / Técnicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NT_54_Diset_O peso do passado no futuro do trabalho.pdf1.83 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.