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https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9539
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Rizzo, Aline Duarte da Graça | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.coverage.spatial | Índia | pt_BR |
dc.coverage.spatial | África do Sul | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-19T18:26:32Z | - |
dc.date.available | 2019-12-19T18:26:32Z | - |
dc.date.issued | 2019-11 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9539 | - |
dc.description.abstract | Nas últimas décadas a cooperação internacional no eixo Sul-Sul tem crescido substancialmente, mobilizando um amplo debate em setores públicos e privados, em grupos da sociedade civil, bem como no ambiente acadêmico. Com os crescentes fluxos de cooperação Sul-Sul (CSS), intensifica-se a demanda da comunidade internacional, bem como de atores domésticos, por mecanismos de prestação de contas e monitoramento. Se a demanda por avaliação é crescente, certamente os desafios não são poucos. Embora nos fóruns atuais seja notório o esforço de elaboração conjunta de métodos de monitoramento e avaliação a partir da perspectiva do Sul global, é igualmente evidente as clivagens entre os próprios países que o compõem. Ainda que os princípios da CSS sejam compartilhados, os diversos atores envolvidos partem de concepções por vezes distintas da cooperação que afetam diretamente suas narrativas e práticas. Nesse contexto, a partir dos casos de Brasil, Índia, e África do Sul, três questões orientam este trabalho: i) quais as propostas de avaliação da CSS de cada país; ii) em que medida tais propostas fortalecem um discurso de resistência aos métodos de avaliação do Norte; e iii) quais os caminhos até agora trilhados rumo à “equalização” dos métodos da avaliação no Sul global. A partir dessas questões, a hipótese central deste trabalho é que o debate da avaliação tem contornos e intensidade distintos em cada país. Tal variação justifica-se, por um lado, pelo nível de demanda por avaliação no plano doméstico, e por outro, pelos interesses de instrumentalização do debate enquanto espaço de resistência política. Os recentes debates evidenciam que mais do que alinhar os métodos de avaliação da cooperação Sul-Sul (CSS) aos seus princípios, busca-se tornar a própria avaliação um instrumento de resistência e contestação; mas por outro lado, para além das distinções de paradigmas, há o âmbito político das negociações que permeiam os debates e tomada de decisão no campo da avaliação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Avaliação da cooperação Sul-Sul : uma análise comparada das perspectivas de avaliação do Brasil, Índia e África do Sul | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 2523 : Avaliação da cooperação Sul-Sul : uma análise comparada das perspectivas de avaliação do Brasil, Índia e África do Sul | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 34 p. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Cooperação Internacional. Relações Internacionais::Cooperação Internacional::Ajuda ao Desenvolvimento::Cooperação Internacional | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Cooperação Internacional. Relações Internacionais::Relações Internacionais::Tipos de Relações Internacionais::Relações Sul-Sul | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Ciência. Pesquisa. Metodologia::Comparação. Avaliação::Comparação. Avaliação::Análise Comparativa | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cooperação Sul-Sul | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação | pt_BR |
ipea.description.objective | Analisar as estratégias existentes de avaliação da CSS a partir da comparação das perspectivas brasileira, indiana e sul-africana; Registros de produção acadêmica sobre práticas de avaliação no campo do desenvolvimento; e mapear metodologias utilizadas. | pt_BR |
ipea.description.methodology | Revisão da literatura; Estudos de caso. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Texto para Discussão ; 2523 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Relações Internacionais | pt_BR |
Appears in Collections: | Cooperação Internacional. Relações Internacionais: Livros |
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File | Description | Size | Format | |
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td_2523_sumex.pdf | 125.82 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open | |
td_2523.pdf | 697.76 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
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