Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9550
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TD_2532.pdf | 2.22 MB | Adobe PDF | View/Open | |
TD_2532_sumex.pdf | 533.4 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | O Valor de mercado da educação pública |
Other Titles: | Texto para Discussão (TD) 2532 : O Valor de mercado da educação pública |
Authors: | Soares, Sergei Suarez Dillon |
Abstract: | O ensino público é tanto um gasto público importante quanto uma transferência relevante para as famílias, e frequentemente se concentra nas famílias mais pobres. Este texto compara três métodos para valorar esse gasto e seu impacto distributivo: i) método do custo, segundo o qual o ensino público vale o que o Estado gasta para provê-lo; ii) valoração do ensino público, usando mercado de trabalho e os retornos à escolaridade como métrica; e iii) precificação de serviços educacionais privados, vinculado ao ensino público equivalente. Todas as três abordagens produzem resultados mais ou menos semelhantes. A renda imputada ao ensino público reduz a desigualdade em algo entre três e quatro pontos de Gini e aumenta a renda em algo próximo de 6%. |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. |
metadata.dc.type: | Texto para Discussão (TD) |
Appears in Collections: | Educação: Livros |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.