Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9616
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tipologia e caracterização.pdf1.42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Tipologia e caracterização dos assentamentos precários : região metropolitana do Recife
Authors: Cavalcanti, Helenilda
Miranda, Lívia
Souza, Maria Ângela
Neves, Norah
Abstract: Este capítulo apresenta os resultados da Pesquisa Tipologia/Caracterização dos Assentamentos Precários na Região Metropolitana (RM) do Recife, coordenada pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Esta pesquisa está articulada a um projeto mais amplo denominado Tipologia e Caracterização Socioeconômica dos Assentamentos Precários Brasileiros, que foi coordenado pelo Ipea. O estudo identificou que, na RM do Recife, os assentamentos populares apresentam grande variedade de tipologias e graus de irregularidade e precariedade comuns a outras realidades brasileiras. As especificidades locais não configuram novas tipologias, mas estão expressas nas táticas de resistência da população pobre aos tradicionais processos de produção e reprodução do espaço na disputa por melhores localizações nas cidades. Nesta perspectiva, este estudo procura destacar as dinâmicas e a organização espacial dos assentamentos precários na RM do Recife, bem como busca identificar as tendências históricas de localização e o impacto das mudanças recentes - que vêm ocorrendo a partir dos investimentos governamentais no desenvolvimento local: Porto de Suape, Refinaria Abreu e Lima, Cidade da Copa etc.
metadata.dc.relation.references: Capítulo publicado em: Caracterização e tipologia de assentamentos precários : estudos de caso brasileiros / editores: Maria da Piedade Morais, Cleandro Krause, Vicente Correia Lima Neto. – Brasília : Ipea, 2016.
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6801
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Habitação: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.