Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9628
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A Configuração espacial.pdf6.34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: A Configuração espacial para o diagnóstico dos assentamentos precários no Brasil
Authors: Barros, Ana Paula Borba Gonçalves
Medeiros, Valério Augusto Soares de
Morais, Maria da Piedade
Abstract: Este capítulo investiga a utilização da variável configuracional para estudos de segregação espacial em quatro capitais brasileiras (Belém, Manaus, Recife e São Paulo), com foco nos assentamentos precários e na localização das classes sociais no espaço urbano e o seu relativo grau de acessibilidade/integração com a cidde como um todo. O estudo procura averiguar em que medida tais assentamentos se apresentam mais segregados/isolados no tecido urbano em relação às demais áreas da cidade. Para tanto, utiliza-se a classificação dos setores censitários elaborada pelo Centro de Estudo da Metrópole (CEM) para o Ministério das Cidades (MCidades), a partir dos dados do Censo Demográfico de 2000, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além dos mapas axiais das respectivas cidades, conforme subsídio metodológico e ferramental da Teoria da lógica social do espaço.
metadata.dc.relation.references: Capítulo publicado em: Caracterização e tipologia de assentamentos precários : estudos de caso brasileiros / editores: Maria da Piedade Morais, Cleandro Krause, Vicente Correia Lima Neto. – Brasília : Ipea, 2016.
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6801
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Demografia. População: Capítulos de Livros
Habitação: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.