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Title: BRICS: novos competidores no comércio internacional de serviços?
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1809: BRICS: novos competidores no comércio internacional de serviços?
BRICS: new competitors in the international services trade?
Authors: Oliveira, Ivan Tiago Machado
Abstract: Embora os fluxos de comércio internacional de serviços continuem relativamente concentrados na União Europeia (UE) e nos Estados Unidos, observou-se nos últimos anos um aumento expressivo da participação de economias emergentes, particularmente dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), nesses fluxos. Segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI), a média de crescimento anual das exportações de serviços dos BRICS foi o dobro daquela observada nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) desde 2003, o que denota um aumento da importância relativa desses países nas trocas internacionais de serviços. Tendo em vista o crescimento acelerado dos fluxos de comércio de serviços nos BRICS, este artigo visa analisar o processo de inserção dos países do BRICS no comércio internacional de serviços. Para tanto, desenvolve-se uma análise comparativa da participação dos BRICS nesse mercado, identificando-se pontos de concorrência e de complementaridade entre eles. Analisa-se, ainda, a participação dos BRICS no comércio de serviços nos Novos Setores Dinâmicos (NSDs). Por fim, conclui-se que entre os BRICS, apenas Índia e China parecem ter capacidade de assumir posições de maior destaque no comércio de serviços, particularmente em setores como computação e informação, no caso da Índia, e transportes e outros serviços empresariais no caso da China. Brasil e Rússia tendem a encontrar alguma margem de expansão em outros serviços empresariais e a África do Sul, no setor de viagem.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
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