Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9680
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_2541.pdf1.98 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_2541_sumex.pdf119.88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Oportunidades e desafios da geração solar fotovoltaica no semiárido do Brasil
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2541 : Oportunidades e desafios da geração solar fotovoltaica no semiárido do Brasil
Authors: Dantas, Stefano Giacomazzi
Abstract: O semiárido brasileiro é muitas vezes representado como uma região de clima seco e de indicadores socioeconômicos ruins. Além disso, a região deve sofrer ainda mais com a escassez de água no futuro devido às mudanças climáticas que vêm ocorrendo em ritmo acelerado. Essa diminuição de disponibilidade dos recursos hídricos nos últimos anos provocou diversas dificuldades no setor elétrico brasileiro, devido à sua dependência hídrica para geração de energia elétrica. Uma das alternativas para diversificar e deixar mais robusta a matriz energética brasileira é a utilização da energia solar. Além de ter uma posição privilegiada para a captação de energia solar, o semiárido possui extensões territoriais que podem servir para a instalação de painéis fotovoltaicos. Com isso em mente, este texto discute o potencial técnico de geração fotovoltaica no semiárido, os atuais desafios e oportunidades desse tipo de geração no Brasil, além de apresentar discussões sobre o desenvolvimento de políticas públicas baseadas na utilização de sistemas fotovoltaicos, visando ao desenvolvimento econômico e social a partir do uso da incidência solar abundante na região.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Energia: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.