Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9761
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ppp_n52_programa.pdf282.81 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: O Programa Crescer de microcrédito produtivo e seus reflexos na inclusão financeira produtiva de Alagoas e no contexto regional
Authors: Rodrigues, Guilherme Lages Vieira
Ferreira Júnior, Reynaldo Rubem
Souza, Natália de Olivindo
Abstract: Um importante desafio aos estados da região Nordeste, como Alagoas, consiste em criar oportunidades de negócios com potencial para estimular as atividades econômicas para as populações mais pobres. O microcrédito é considerado por diversos estudiosos como uma política que contempla esse propósito. No Brasil, o grosso das operações do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO) e do programa Crescer, lançado em 2011, está concentrado no Banco do Nordeste (BNB), o que permitiu usar os seus dados como proxy da oferta de microcrédito produtivo. O objetivo deste artigo é estimar o impacto do programa Crescer do governo federal sobre a taxa de penetração do microcrédito produtivo orientado (MPO) em Alagoas e nos demais estados do Nordeste. Como resultado, observa-se que a cobertura é ainda muito baixa na região, apesar dos favoráveis avanços, o que demonstra haver uma janela de oportunidades a ser explorada pelo próprio BNB e por agências de fomento locais.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9713
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos
Appears in Collections:Sistema Monetário. Finanças. Bancos: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.