Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9797
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, André de Mello e | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-03T21:30:23Z | - |
dc.date.available | 2020-04-03T21:30:23Z | - |
dc.date.issued | 2019-08 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9797 | - |
dc.description.abstract | A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adotada em 2015 pelos Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), logrou estabelecer como aspiração global o desenvolvimento sustentável e inclusivo. Conforme reconhecido explicitamente pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 17, o cumprimento dessa agenda exigirá cooperação internacional. No entanto, a governança da cooperação para o desenvolvimento ainda carece de regime global, funcional e abrangente, dados os fracassos de esforços recentes de criar tal regime por meio do agrupamento institucional dos doadores da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e dos principais países em desenvolvimento, inclusive o Brasil. Este artigo discute as deficiências dessa governança, marcada pela fragmentação institucional, e suas implicações para a consecução dos ODS. Argumenta-se que um regime global é necessário e preferível ao status quo, devido aos ganhos de eficiência que proporcionaria, particularmente no que tange aos requisitos de coordenação e coerência das políticas da Agenda 2030. Tal regime seria especialmente importante para aqueles ODS que envolvem diretamente a provisão de bens públicos globais, em face da inexistência de mecanismos de priorização dos ODS nessa agenda. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | A Governança global da cooperação para o desenvolvimento e a agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030 | pt_BR |
dc.type | Boletim de Economia e Política Internacional - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 7-17. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Cooperação Internacional. Relações Internacionais::Relações Internacionais::Tipos de Relações Internacionais::Relações Econômicas Internacionais | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Meio Ambiente. Recursos Naturais::Ecologia::Ecologia::Desenvolvimento Sustentável | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Administração Pública::Governabilidade | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Cooperação Internacional. Relações Internacionais::Cooperação Internacional::Ajuda ao Desenvolvimento | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cooperação internacional para o desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Governança global | pt_BR |
dc.subject.keyword | Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável | pt_BR |
dc.subject.keyword | Parceria global para cooperação para o desenvolvimento eficaz | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cooperação Sul-Sul | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9774 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Boletim de Economia e Política Internacional (BEPI): n. 25, maio/ago. 2019 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas. | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | The 2030 Agenda for Sustainable Development, adopted in 2015 by United Nations member states, has succeeded in establishing sustainable and inclusive development as a global aspiration. As explicitly recognized by Sustainable Development Goal (SDG) # 17, meeting this Agenda will require international cooperation. However, development cooperation governance still lacks a comprehensive, functional and global regime, given the failures of recent efforts to create such a regime through the institutional grouping of donors from the Organization for Economic Cooperation and Development (OECD) and major developing countries, including Brazil. This article discusses the shortcomings of this governance, marked by institutional fragmentation, and their implications for the achievement of the SDGs. I argue that a global regime is necessary and preferable to the status quo because of the efficiency gains it would bring, particularly in what concerns the policy coordination and coherence requirements of Agenda 2030. Such a regime would be especially important for those SDGs that directly involve the provision of global public goods, given the absence of SDG prioritization mechanisms in this Agenda. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Relações Internacionais | pt_BR |
Appears in Collections: | Cooperação Internacional. Relações Internacionais: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BEPI_n25_Governanca.pdf | 145.46 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.