Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9800
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBarros, Pedro Silva-
dc.contributor.authorSamurio, Sofía Escobar-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.spatialAmérica do Sulpt_BR
dc.date.accessioned2020-04-03T22:23:13Z-
dc.date.available2020-04-03T22:23:13Z-
dc.date.issued2019-08-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9800-
dc.description.abstractEm 2019, o Brasil deveria ter assumido a presidência pro tempore da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) por um ano, a partir de 17 de abril, e assumiu a do Mercado Comum do Sul () por seis meses, no dia 17 de junho. Diante dessa coincidência de mandatos, abriu-se um debate em torno da possibilidade de convergência das agendas das organizações regionais para a integração de fronteira na América do Sul. Este trabalho é uma versão preliminar de uma pesquisa em andamento, cujo objetivo consiste em apresentar e contextualizar a agenda de fronteira desses dois organismos e analisar o que tem acontecido recentemente no Subgrupo de Trabalho sobre Integração Fronteiriça (SGT) no 18 do , assim como no Programa sobre Integração Fronteiriça que se desenvolvia na Unasul, principalmente os avanços do Grupo Técnico Executivo (GTE) sobre Integração e Facilitação Fronteiriça e o Sistema de Informação Geográfica (SIG), ambos do Conselho Sul-Americano de Infraestrutura e Planejamento (Cosiplan).pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleA Institucionalidade da integração fronteiriça na Unasul e nopt_BR
dc.typeBoletim de Economia e Política Internacional - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 35-43.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Cooperação Internacional. Relações Internacionais::Relações Internacionais::Questões Territoriais::Fronteiraspt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Cooperação Internacional. Relações Internacionais::Relações Internacionais::Tipos de Relações Internacionais::Integração Regionalpt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordIntegração fronteiriçapt_BR
dc.subject.keywordUnasulpt_BR
dc.subject.keywordIntegração regionalpt_BR
dc.subject.keywordFronteiraspt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9774pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Boletim de Economia e Política Internacional (BEPI): n. 25, maio/ago. 2019pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficas.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractIn 2019, Brazil should have taken the Union of South American Nations’ (Unasur) presidency for a year, starting on April 17th, as well as the Southern Common Market’s (Mercosur), starting on June 17th. Given these overlapping terms, there were discussions on a potential convergence of these two organizations’ agendas concerning cross-border integration in South America. This paper is part of an ongoing research project, presenting and putting into context Unasur’s and Mercosur’s policy agenda on cross-border integration. In addition, the paper analyses recent developments at Mercosur’s Working Group on Border Integration (SGT) and Unasur’s border integration program, especially the Executive Technical Group on Border Integration and Facilitation, and the Geographic Information System (SIG), both under Cosiplan.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationRelações Internacionaispt_BR
Appears in Collections:Cooperação Internacional. Relações Internacionais: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BEPI_n25_Institucionalidade.pdf138.38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.