Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9843
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAguilar, Cristian Jair Paredes-
dc.contributor.authorShikida, Pery Francisco Assis-
dc.contributor.authorLobo, Débora da Silva-
dc.coverage.spatialParana, PRpt_BR
dc.date.accessioned2020-04-13T14:57:25Z-
dc.date.available2020-04-13T14:57:25Z-
dc.date.issued2018-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9843-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar a influência do ambiente institucional e organizacional da logística na exportação de grãos das cooperativas do oeste do Paraná. Com caráter exploratório-descritivo, utilizou-se pesquisa bibliográfica e documental, técnicas de observação e entrevistas com agentes envolvidos nas distintas rotas de exportação de grãos. Como resultado, na rota de exportação via porto de Paranaguá, as mudanças institucionais geraram limitações no desenvolvimento e ampliação dos modais rodoviário e ferroviário, que tem diminuído devido à atuação, à articulação e aos investimentos das cooperativas. Como estratégia para as organizações do oeste, principalmente as cooperativas agrícolas, surge o potencial da hidrovia Paraná-Paraguai, que não é explorada pelo oeste (Paraná), mas já é utilizada para a exportação de grãos do Paraguai. A inserção de uma nova alternativa pode beneficiar a competitividade e, consequentemente, a diminuição dos custos logísticos entre os modais rodoviário, ferroviário e hidroviário para as exportações do oeste (Paraná).pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleLogística de exportação de grãos do Oeste do Paraná : perspectivas de potencialidadespt_BR
dc.title.alternativeLogistics in the export of grain of West of Paraná : perspectives of potentialpt_BR
dc.typePlanejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.br/ppppt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 65-100 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Transporte::Transporte::Modos de Transporte::Transporte Fluvial e Lacustrept_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Comércio::Comércio Internacional::Política Comercial::Política de Exportaçãopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Agricultura::Empresas Agrícolas::Administração de Empresa Agrícola::Cooperativas Agrícolaspt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidaspt_BR
dc.subject.keywordExportação de grãospt_BR
dc.subject.keywordLogísticapt_BR
dc.subject.keywordTransporte fluvialpt_BR
dc.subject.keywordCooperativaspt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9712pt_BR
ipea.description.objectiveAnalisar a influência do ambiente institucional e organizacional da logística na exportação de grãos das cooperativas do oeste do Paraná.pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP): n. 51, jul./ dez. 2018.pt_BR
ipea.description.additionalinformationResumos em português, inglês, espanhol e francês.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficas.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis work has as objective to analyze the influence of the institutional environment and organizational logistics in the export of beans from the cooperatives of the West of Paraná. With character exploratory-descriptive, used bibliographic and documentary investigation, technicians of observation and glimpsed with agents wrapped in the distinguished routes of export of grains. Like result, in the export route by port of Paranaguá, the institutional changes have generated limitations in the development and expansion of the modal road and rail, which has decreased because of the acting, articulation, and investments of the cooperatives. As a strategy for organisations in the West, especially the agricultural cooperatives, there is the potential of the waterway Paraná-Paraguay, which is not exploited by the West (Paraná), but is already used for the export of grain from Paraguay. The insertion of a new alternative can benefit the competitiveness and, consequently, the reduction of logistics costs between the modes road, rail and waterway to the exports of the West (Paraná).pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationComércio Internacionalpt_BR
ipea.classificationTransportespt_BR
Appears in Collections:Transportes: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ppp_n51_logistica.pdf4.6 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.