Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9859
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NT_62_Disoc_Valor Impreciso por Mês Exato.pdf902.31 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Valor impreciso por mês exato : microdados e indicadores mensais baseados na Pnad Contínua
Other Titles: Nota Técnica n. 62 (Disoc) : Valor impreciso por mês exato : microdados e indicadores mensais baseados na Pnad Contínua
Authors: Hecksher, Marcos Dantas
Abstract: Qual o impacto da pandemia do novo coronavírus sobre o trabalho e os rendimentos das pessoas nos mercados formal e informal do Brasil? Essa é uma das muitas questões que poderão ser mais bem pesquisadas e respondidas se o país dispuser de dados semanais ou mensais sobre trabalho até agora indisponíveis ao público. As divulgações mensais do Ministério da Economia sobre admissões e demissões no mercado formal, registradas no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), precisaram ser suspensas, pois muitas empresas deixaram de atualizar o sistema em meio à pandemia. Isso tende a aumentar a já grande demanda da sociedade pelos resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa cobre os mercados formal e informal e tem mantido sua coleta durante a pandemia, graças ao empenho e à alta capacidade técnica do IBGE, que precisou rapidamente substituir as visitas às residências amostradas por entrevistas via telefone e ainda adicionou ao questionário perguntas sobre saúde. Esta nota técnica propõe um método para estimar indicadores mensais a partir das bases de dados da PNADC atualmente disponíveis ao público. Entende-se que, nas circunstâncias atuais, seria oportuno que o IBGE considerasse a possibilidade de divulgar as semanas de referência ou pelo menos os meses de cada observação nos microdados da pesquisa, além de distinguir os períodos de coleta presencial e telefônica em suas divulgações de indicadores agregados. Mantida a forma atual das divulgações, o método aqui proposto é oferecido como alternativa para a análise de eventos que não coincidam com o início de trimestres do calendário e para a geração de indicadores mensais.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de udo da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO : os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
metadata.dc.type: Nota Técnica
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Relatórios de Atividades / Técnicos
Emprego. Trabalho: Relatórios de Atividades / Técnicos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.