Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9869
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2545.pdf1.67 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2545_sumex.pdf129.13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Barreiras não tarifárias ao comércio de produtos agropecuários brasileiros
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2545 : Barreiras não tarifárias ao comércio de produtos agropecuários brasileiros
Authors: Nonnenberg, Marcelo José Braga
Andrade, Gerlane Gonçalves de
Oliveira, Helena Nobre de
Saccaro, Alice
Abstract: Nas últimas décadas, viu-se a diminuição das barreiras tarifárias para todos os países. Ainda que essa queda tenha se dado de maneira generalizada, o setor agropecuário sofreu menos esse impacto, mantendo-se, de maneira geral, com uma tarifa média mais alta quando comparado aos demais. Além das medidas tarifárias, o setor também é atingido por um número considerável de medidas não tarifárias (MNTs), que, dependendo de sua natureza, podem estabelecer-se como verdadeiras barreiras ao comércio, gerando impacto sobre as exportações e importações de produtos. Dessa forma, o objetivo deste texto é realizar uma análise acerca da imposição de MNTs aos produtos agropecuários em nível global, buscando compreender o quadro atual de MNTs e seus impactos. A partir de um modelo gravitacional, por meio do estimador Poisson pseudo maximum likelihood (PPML), são estimados os impactos das MNTs – o impacto total e aquele segundo os principais grupos de medidas, a saber: medidas sanitárias e fitossanitárias (sanitary and phytosanitary measures – SPS), barreiras técnicas ao comércio (technical barriers to – TBTs) e as relacionadas às exportações. Esse modelo foi calculado com base nos principais produtos dos setores agropecuários exportados pelo Brasil. Os dados utilizados em sua estimação foram estruturados em um painel com intervalos de cinco anos: 2002, 2007, 2012 e 2017. Os resultados sugerem não existir uma relação clara entre o número de MNTs e os fluxos bilaterais de comércio, gerando relações positivas e negativas entre essas variáveis, dependendo do produto analisado. A relação estudada, contudo, depende do produto analisado e do tipo de medida aplicada, mostrando a necessidade de um aprofundamento na compreensão dos dados e um maior detalhamento na classificação de medidas para que seja possível compreender o fenômeno com maior autenticidade.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Agricultura, Pecuária e Pesca: Livros
Comércio Internacional: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.