Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9874
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Implement_politicas_Cap5.pdf293.55 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Reflexões sobre as contribuições do Programa Mais Médicos para a implementação e coordenação de políticas públicas
Authors: Pinto, Hêider Aurélio
Abstract: Este capítulo, elaborado especificamente para esta publicação, é uma sistematização sintética orientada pelas questões relacionadas à implementação da política em análise e dos aprendizados decorrentes dessa experiência, construído com base em: revisão de literatura de trabalhos publicados com análises e resultados sobre o Programa Mais Médicos (PMM); resultados já publicados por nós em artigos sobre o programa; nossa vivência como responsável pela gestão do PMM de abril de 2014 a maio de 2016; e achados decorrentes de nossa pesquisa de doutorado que se trata, em linhas gerais, de uma pesquisa não experimental, qualitativa, com uso e processamento de dados quantitativos, e que tem como propósito a análise e descrição dos processos de formação da agenda, formulação e implementação inicial do PMM. Nossa pesquisa é um estudo de caso de uma política pública nacional do SUS coordenada pelo governo federal, uma investigação empírica que pesquisa um fenômeno contemporâneo inserida em seu contexto real, buscando responder as questões por quê? e como? Assim, neste texto, nos concentramos na descrição do programa, de parte de seu processo de formulação e, principalmente, em sua implementação. Destacamos alguns aspectos que em nossa pesquisa têm se mostrado relevantes e merecedores de ênfase e pontuamos possíveis aprendizados com a experiência.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9862
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Capítulos de Livros
Saúde: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.