Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10107
Files in This Item:
File SizeFormat 
Diagnostico_de_insercao_de_jovens.pdf1.59 MBAdobe PDFView/Open
Title: Diagnóstico da inserção dos jovens brasileiros no mercado de trabalho em um contexto de crise e maior flexibilização
Authors: Corseuil, Carlos Henrique Leite
Poloponsky, Katcha
Franca, Maíra Albuquerque Penna
Abstract: No intuito de identificar as principais tendências da juventude brasileira no mercado de trabalho, passando de um contexto de crescimento para um contexto de crise e maior flexibilização, este texto se baseia em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do período do primeiro trimestre de 2012 ao primeiro trimestre de 2019, complementados pela Relação Anual de Informações Sociais (Rais), da Secretaria de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, de 2012 a 2017. Trata-se de um estudo inovativo por dois motivos principais: além de apresentar uma atualização importante de dados sobre a evolução dos indicadores laborais do público-alvo dos jovens, o estudo adotou a abordagem de utilizar indicadores que retratam os fluxos (em vez de estoques) de jovens no mercado de trabalho. Assim, pretende-se apresentar um diagnóstico atual e informativo para estudiosos e formuladores de políticas públicas.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Organização Internacional do Trabalho (OIT)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Relatórios de Atividades / Técnicos
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Relatórios de Atividades / Técnicos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.