Publicação: Gestão local do Sistema Único de Assistência Social e o enfrentamento às desigualdades sociais em Maracanaú-Ceará
Carregando...
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Maracanaú (CE)
Cobertura temporal
2005-2012
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Este texto é resultado do esforço de sistematização da experiência vivenciada em oito anos de gestão da política de assistência social na cidade de Maracanaú, localizada na região metropolitana de Fortaleza (RM de Fortaleza), no Ceará, no período 2005-2012, incluindo o intervalo de um ano (2011), decorrente de afastamento temporário para estudos. Nesse contexto, a intenção é trazer para o debate elementos sobre o processo de criação das condições institucionais, gerenciais, financeiras e políticas necessárias à implementação do modelo descentralizado de atenção pública no campo da assistência social, no âmbito de um município de grande porte que, até 2004, teve um modelo de atenção aos mais pobres fundado na filantropia. Para além do relato, este texto traz uma abordagem crítica sobre o processo de estruturação e implementação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) no âmbito municipal, a partir de recortes históricos e memórias das experiências vividas, revelando suas contradições, desafios e aprendizados sobre as racionalidades técnicas e políticas que envolvem as dinâmicas na gestão da coisa pública.
