Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10208
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AsInstitDesenvRegPortugEspanItalFran.pdf928.75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: As Instituições de desenvolvimento regional em Portugal, Espanha, Itália e França : aproximações e distanciamentos
Authors: Colombo, Luciléia Aparecida
Abstract: As políticas de desenvolvimento regional adquiriram importância como instrumentos privilegiados para o combate de diversas desigualdades, sejam elas de ordem social ou territorial. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo analisar a experiência do desenvolvimento regional realizada por quatro países: Portugal, Espanha, Itália e França. Priorizamos o entendimento de como as instituições responsáveis pelas políticas regionais foram desenhadas nesses países ao longo do tempo, buscando similitudes e distanciamentos entre elas, ressaltando, principalmente, o modus operandi dos processos decisórios de cada uma das experiências. Como objetivos secundários, procuramos analisar como é a estrutura organizacional dessas instituições – ou seja, qual a predominância, seja ela secretaria, ministério, agência, instituto; o mandato da instituição, bem como seus gestores; o ano de criação; o propósito norteador da criação – se elas são centradas no desenvolvimento regional ou no planejamento urbano; e, finalmente, a escala – multiescalar, macrorregional, microrregional, municipal.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10084
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9118
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.