Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10314
Files in This Item:
File SizeFormat 
GuerraPazeosCorposdasMulheres_Cap_5.pdf587.62 kBAdobe PDFView/Open
Title: Guerra, paz e os corpos das mulheres : um olhar nativo sobre a Conferência de Beijing
Authors: Lima Junior, Antonio Teixeira
Abstract: Este texto está dividido em cinco seções, incluindo‐se a introdução. Na segunda seção, pretendemos contextualizar a emergência do tema conflitos armados na Plataforma de Beijing e as respostas políticas subsequentes aos compromissos nesta firmados. Em seguida, na terceira seção, nos debruçaremos sobre as formas contemporâneas de realização dos conflitos armados e as simbolizações que associam de forma naturalística os homens aos conflitos armados e as mulheres à paz. Na quarta seção, analisamos a paz armada brasileira e seus efeitos objetivos e subjetivos sobre a vida das mulheres, realçando o modo como estas se posicionam impedindo que o silêncio seja a única resposta pública ao que não pode ser esquecido. Também será feita uma abordagem a respeito das agências de mulheres que vêm – no vácuo da ação estatal – construindo espaços seguros, pois é nestas, a nosso ver, que se localizam as respostas mais efetivas aos compromissos assumidos em Beijing. Por fim, serão realizadas as considerações finais.
References: Capítulo de livro publicado em: Beijing +20 : avanços e desafios no Brasil contemporâneo / Organizadoras: Natália Fontoura, Marcela Rezende, Ana Carolina Querino – Brasília: Ipea, 2020.
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10307
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Sociedade. Participação Social. Controle Social: Capítulos de Livros
Administração Pública. Governo. Estado: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.