Publicação: A Construção do urbano-territorial na Amazônia : entendimentos práticos de Manaus e sua Região Metropolitana : o processo de contratação, elaboração e implementação dos PDUIs, contemplando as soluções de governança do plano, a definição dos instrumentos, os arranjos de gestão e a solução de conflitos de uso e ocupação do solo : componente B : relatório de pesquisa
Carregando...
Paginação
Primeira página
Última página
Data
item.page.date.journal
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Manaus, AM
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
Projeto Governança Metropolitana no Brasil
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Este texto se desdobra em duas principais discussões. A primeira sobre o arranjo jurídico e institucional acerca do histórico da criação da RM de Manaus e de seus instrumentos de gestão interfederativa – como seu primeiro Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) – e atividades de movimentos da sociedade civil, como o recente histórico de atuação do Observatório da Região Metropolitana de Manaus (ORMM), que vem contribuindo e qualificando a discussão metropolitana em Manaus, bem como orientando a discussão para a implantação do seu Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) conforme legislação atual, qualificando sua gestão interfederativa e territorial. Em seu segundo momento, o texto se dedica à elucidação da natureza urbana na Amazônia e, especialmente, em Manaus e na região de forma a caracterizar sua singularidade no arranjo metropolitano nacional.