Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10446
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2625.pdf23.59 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2625_sumex_.pdf137.21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Distribuição territorial dos desembolsos do BNDES para a indústria e a infraestrutura entre 2000 e 2018
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2625 : Distribuição territorial dos desembolsos do BNDES para a indústria e a infraestrutura entre 2000 e 2018
Authors: Silva, Raphael de Oliveira
Marques, Mabel Diz
Abstract: Este estudo tem como objetivo investigar a dinâmica e os padrões de distribuição dos desembolsos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a indústria e a infraestrutura, com ênfase nos vetores setoriais e regionais de sua atuação no Brasil. A abordagem está fundamentada no uso do método analítico, descritivo e estatístico, e a base de dados é proveniente do BNDES e da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) para o período 2000-2018. Os resultados sugerem que o BNDES, no período recente, ampliou o financiamento da indústria e infraestrutura brasileira em todas as macrorregiões, demonstrando, ainda que em escala modesta, um processo de desconcentração. As aglomerações industriais mais consolidadas ainda preservam grande relevância na absorção dos recursos (tanto para indústria quanto para a infraestrutura), e estão localizadas, principalmente, na proximidade das principais capitais e da faixa litorânea. Entretanto, os resultados deixam evidente uma atuação do BNDES em prol das aglomerações de menor tamanho, sobretudo aquelas pertencentes às regiões alvo da política regional (Norte, Nordeste e Centro-Oeste), processo este que pode refletir em edificação de novos arranjos produtivos locais.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Indústria: Livros
Sistema Monetário. Finanças. Bancos: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.